Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dia 48!

O dia começou com três torradas, requeijão light e blanquet de peru. Resolvi ir para o trabalho de carro hoje e passei na minha mãe para dar carona. O trânsito estava horroroso e levamos quase noventa minutos para chegarmos. Graças a Deus, as férias da Ceni acabaram, o que me dá mais tranquilidade para trabalhar.

Comi meu melão às 11H30 e almocei às 14H: arroz, feijão, tomate, agrião e três cubos de carne bovina. Não eram exatamente cubos, mas lembravam bastante. Era um treco esquisito. Lá para as 18H é que lembrei de comer uma fruta e optei pela maçã.

Saí do escritório e fui encontrar uma amiga querida que queria conversar. Calma, galera! A menina é muito bem casada com um grande amigo meu. O que eu não esperava é que este encontro levasse-me a rever um amigo antigo de outras vidas. Daqueles que você sente uma energia vibrante e positiva. Ele não falou muito, mas me disse mais do que eu pudesse esperar.

Deixei minha amiga e seu filho, um menino especialíssimo, na casa deles e rumei para a minha. No caminho, parei na blockbuster, peguei três filmes e comprei chocolate para os meus meninos, os maiores e legítimos donos do meu coração. Não é porque não posso que os pivetes têm que ficar sem, não é?

Comi uma pêra portuguesa quando cheguei a casa, tomei um banho refrescante e vim para o computador contar como foi o dia. A parte mais estranha é que, no caminho para casa, bateu-me uma tristeza inexplicável, uma vontade de chorar que nem parecia minha. Não sei dizer o porquê. Nem sei se há um ou se importa que haja.

Eu, hein?! O que estou fazendo? Filosofando? Devaneando? Deixa isso para lá! Amanhã será um grande dia, com muitos afazeres, uma conquista e o reencontro com velhos amigos, bem como a despedida de uma casa que me ajudou a ser o que sou hoje e que deixará enorme saudade no meu coração.

Ces't la vie!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dia 47!

Meu café da manhã, mais uma vez, foi uma xícara de café e um pão francês sem miolo e com queijo minas light e uma fatia peito de peru. Comi melão e amoras três horas depois. O almoço foi duas colheres de arroz, meia concha de feijão, frango e um punhado de corações de frango.

Passei a tarde fora do escritório e não comi nada neste tempo, nem ingeri o remédio. Só voltei ao escritório por volta das 19H10, foi quando tomei o medicamento. Meia hora depois eu comi uma pêra. Quando cheguei a casa, ainda há pouco, comi um iogurte. Só e nada mais. Vidão, não é?

Fui!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dia 46!

Acordei mais inteiro hoje. Também, fui dormir cedo pacas ontem. Mas juro que se pudesse, teria continuado a dormir. Tanto é que saí atrasado. Meu café da manhã foi uma xícara de café e um pão francês sem miolo e com queijo minas light e uma fatia peito de peru.

Por volta das 11H comi melão. Na hora do almoço, arroz, feijão, salada e uma sobrecoxa de frango. À tarde, esqueci de comer as frutas. Deixei todas na geladeira do escritório. Amanhã, vou levar apenas o melão. Bom, pelo menos eu acho que sim.

O pessoal do Magia Rubro Negra, site do qual tenho orgulho enorme de participar, marcou uma reunião para hoje. Adivinhem onde? Na Parmê do Centro. Rolando o maior rodízio de pizzas, aquele cheiro maravilhoso no ar, e eu comecei com uma água mineral sem gás. Como estava com fome por não ter comido as frutas, resolvi comer. Não! Não foi o rodízio. Pedi um escalopinho de carne com caesar salad, prato muito gostoso por sinal. O pior é que um dos integrantes da mesa resolveu entrar no rodízio e ele estava sentado ao meu lado. Gordo de regime passa por cada situação!

Vamos que vamos!

Dia 45!

Acordei morgado por causa da noite anterior. Comi duas torradas com queijo minas light e peito de peru e saí para trabalhar. O dia foi complicado, com muito trabalho e uma procura enorme por ingressos para o jogo de domingo. Tem neguinho pedindo 300 contos por ingresso de arquibancada. Totalmente inviável.

Para completar, esqueci os remédios em casa. Fiz o regime na boa, mas tenho medo de a falta de continuidade com a medicação prejudique meu desempenho de alguma forma. O médico foi bem específico em dizer que não poderia deixar o horário passar. Imagina não ingerir de jeito algum?

O almoço foi salada, arroz, feijão e peito de frango. Entre as refeições, melão, uvas, maçã e pêra. Tudo como quase sempre. O jantar é que foi diferente desta vez: um sopa de feijão preparada pela minha tia Alice. Há tempos que não experimentava deste prato delicioso. Lembrou-me os meus tempos de moleque.

Cheguei a casa relativamente cedo. Meu pivete mais velho estava no computador, então deitei para descansar um pouco e acabei chapando. A última vez que olhei o relógio, eram 21H40. Por isso, acabei não escrevendo aqui no diário ontem.

Faltam 320 dias!!!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Dia 44!

Acordei feliz e elétrico ainda por causa da vitória do Mengão ontem. Levantei cedo para colocar meu filho para a escola e resolvi comer torradas com requeijão light e blanquet de peru como café da manhã. Peguei duas pêras para comer durante o dia.

Almocei com um grande amigo que eu não via há muito e que fazia uma falta danada, o meu velho camarada Otis. Foi uma grande alegria revê-lo e espero que isso se repita muitas e muitas vezes, pois é um dos mais queridos que fiz durante a minha vida.

Almoçamos em um restaurante de comida a quilo. Meu prato até que foi caprichado: alface, rúcula, tomate, duas colheres de arroz, meia concha de feijão e dois bifes feitos na chapa. O bate-papo é que foi longo e muito bom.

Meu jantar foi uns pedaços de queijo minas light e um pedaço de empadão que não resisti a comer. Mas juro que comi sem culpa e que foi um pedaço pequeno. Foi só para matar a vontade. Prometo que vou comportar-me o resto da semana toda.

Fui!

domingo, 29 de novembro de 2009

Dia 43!

Mais um dia em que acordei tarde e estranhamente sem fome. Fiz minha higiene pessoal e voltei ao quarto para a pesagem: 137,85 quilos! Eliminação de 1,20 quilos. Melhor do que eu esperava. Fui à feira comprar frutas, legumes e verduras. Lá, bebi um caldo de cana gelado e comi três pequenas ameixas que o feirante deu-me. Comprei maçãs, pêras, uvas, melão e amoras para a minha semana.

Voltamos da feira e, pouco depois, eu e as crianças fomos à casa da minha mãe. Minha Tia Marlene, irmã do meu pai, estava lá e queria conhecer os sobrinhos-netos. Chegamos bem na hora do almoço. Não exagerei, mas não deixei de experimentar o camarão feito no requijão light. Comi com duas colheres de arroz e salada. Estava delicioso. A salada tinha uma folha arroxeada que eu não consigo lembrar o nome de jeito algum.

À tarde, na hora do jogo do Mengão, comi uma pêra e uns pedaços de queijo minas. Torci e gritei tanto que acabei com uma dor de cabeça danada. Mas somos líderes da competição e só dependemos de nós para chegarmos ao Hexa! É um sonho tornando-se realidade. Estou ansioso demais pelo próximo domingo!

À noite, bebi uma xícara de café e comi um pãozinho francês sem miolo com queijo minas e peito de peru. Daqui a pouco, um iogurte e cama. A semana será longa e quero tentar eliminar pelo menos 2 quilos nela.

Vamos que vamos!!!