Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Dia 77!

Acordei às 13H, totalmente gripado. A garganta fechada e doendo. Como não haveria almoço, comi quatro torradas com requeijão light e presunto defumado. Passei boa parte da tarde preguiçando, mole por causa da gripe. Às 17H, comi um iogurte e fui tomar banho para sair. Tinha que levar as crianças ao aniversário de um ano do Alan, filho dos amigos Cida e Marcelo. Uma casa de festas muito bacana e divertida. Meus filhos curtiram bastante. Eu comi oito salgadinhos e três brigadeiros e bebi apenas água. Nada mais.

A notícia triste do dia foi que o sogro do meu irmão, que havia passado os últimos dois dias bem e brincando com a gente na comemoração do Ano Novo, passou mal e foi internado. Ele está bem e ficou no hospital em observação e para fazer alguns exames amanhã. Estou torcendo por sua pronta recuperação e para que não seja algo grave. Farei uma prece antes de dormir. Melhoras, tio!

Não comi mais coisa alguma. Estou com medo da balança amanhã. Desta vez eu tenho certeza que não passei pelas comemorações sem pagar algum preço. O medo é se será muito alto ou algo fácil de recuperar. De qualquer forma, agora é hora de voltar ao regime sério, pois as desculpas acabaram. Vida de gordo é assim: eliminar peso é difícil bacarai, mas ganhar é facim, facim. Ô, coisa injusta!

C'est la vie!

Dia 76!

Acordei com o meu celular tocando. Era minha mãe dizendo que o Márcio estava perguntando por mim por causa do churrasco. Respondi que eu havia combinado com ela às 13H e ela me disse: pois é, são 13H30. Nem acreditei, pois parecia que eu havia acabado de deitar. Promessa, porém, é dívida. Levantei, arrumei as crianças, passei na minha mãe para pegar um pouco do pessoal e fomos para lá.

O que dizer? O primeiro dia do ano continuou maravilhoso. A casa cheia de pessoas que queriam apenas alegria. Gente na piscina, gente jogando cartas, outros no futevôlei, depois videogame e, mais tarde, muitos fartaram-se no bingo. Meus filhos esbaldaram-se brincando com as outras crianças. Mais uma vez, muita fartura e muita coisa gostosa. O regime, coitado, passou longe. Acho que engordei uns três quilos nestes dois dias. Mas a verdade é que isso não consegue diminuir minha alegria em nada. Foram dois dias agradabilíssimos e inesquecíveis que me fizeram um bem enorme.

Saí de lá às 23H, completamente exausto, mas ouvindo as reclamações das crianças que queriam continuar por lá. A bateria dos moleques tem uma duração muito maior que a minha. A verdade é que eu também não queria sair, mas estava bem cansado. Agradeço de coração a esta enorme família que proporcionou momentos tão especiais a mim e a meus filhotes. Vocês conquistaram meu coração com a alegria, o carinho, a atenção e a união que têm e compartilham. Deram-me a certeza que muita coisa boa virá neste ano que se iniciou hoje.

Vamos que vamos!

Dia 75!

Último dia de 2009! Acordei meio-dia e pouco. O Riquinho já estava na sala vendo desenho, mas o Nan só levantou às 14H. O que me impressionou é que não havia parado de chover e pedi a Papai do Céu que nos desse uma trégua à noite, mas que, se não desse, pelo menos lavasse nossas almas e mandasse tudo o que fosse de ruim embora. Pedi a Ele, também, que iluminasse todos nós e que 2010 seja melhor para o nosso mundo.

Não comi coisa alguma até as 14H30, quando paramos para almoçar. Não queria abusar durante o dia, pois sabia que passaria dos limites à noite. Comemos algo diferente hoje: penne com molho e frango. Estava muito gostoso. Apanhei do computador de casa tentando conectá-lo ao site do Bradesco para acompanhar o movimento de casa e acabei desistindo. Fui dormir um pouco e descansar para a noite que prometia.

À noite, vesti uma bermuda branca, calcei meu tênis branco e vesti minha camisa do Hexa na Raça. Dei uma passada no meu cunhado para deixar a Sayo e as crianças, mas o Ricardo resolveu ir à festa comigo. Antes de ir para lá, passei na casa dos meus amigos Cris, Babi, Joel e Helena para desejar tudo de bom e agradecer por fazerem parte da minha vida neste ano complicado que acabou hoje.

A noite mais que cumpriu o que prometera. Uma festa cheia de pessoas alegres e receptivas que fizeram com que eu me sentisse parte da família, especialmente a Tia Arminda e o Márcio, anfitriões atenciosos e que me dedicaram um enorme carinho. Brincamos, comemoramos, comemos, bebemos e confraternizamos até quase amanhecar o dia. O regime, perdoem-me, ficou totalmente esquecido.

Saí de lá prometendo ao Márcio que voltaria mais tarde para um churrasco, mais precisamente às 13H. Passei no meu cunhado para pegar a Sayo e o Renan e voltei para casa. Estava exausto, mas feliz com o bom início de ano.


Faltam 290 dias!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Dia 74!

Quarta-feira! 30 de dezembro de 2009! Último dia útil do ano para o escritório em que trabalho. Meus filhotes foram fazer-me companhia (na verdade, foram tocar o zaralho pelas salas e corredores). Antes de sairmos, comi meu cereal com leite desnatado. Pedi um táxi para nos levar à oficina para pegar meu carro. De lá, partimos para o centro da cidade.

O dia foi punk no trabalho hoje. Muita coisa para fazer e parecia que não daria tempo. Nem lembrei de comer, só quando a Glorinha trouxe meu almoço que eu parei. Comi meu arroz, meu feijão, minha carne assada e minha salada e voltei à labuta. Os garotos faziam aquela algazarra e só pararam para comer o McLanche Feliz deles. Só soube que estava chovendo porque vi alguns colegas chegarem molhados. Não vi a cor da rua antes das 19H45.

Comi uma pêra às 17H, quando parei para tomar meus remédios. Às 19H30, quando consegui fechar os lançamentos do ano, comi dois iogurtes. Como não iria direto para casa, as crianças voltaram com a avó para a Ilha para eu os buscar mais tarde. Saí e fiquei no H2OH de abacaxi com menta. Para não dizer que não comi nada, um iogurte corpus light. Chique, não é? Não se enganem, amigos! Estou guardando-me para a virada do ano amanhã. Vou comemorar e bebemorar muito!

Passei na casa da minha mãe para pegar os meninos e, apesar da hora avançada, o mais velho ainda estava acordado jogando com a avó, mas dormiu no carro. Quando cheguei a casa, carreguei o mais novo escada acima e o coloquei no berço. Depois voltei para buscar o mais velho e as coisas deles. Foi um dia cansativo, mas ótimo! Espero que amanhã seja ainda melhor. Para todos nós!

Fui.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Dia 73!

Como voltei meio chapado e tarde para casa ontem, acabei perdendo a hora de levantar. Pedi um táxi à cooperativa antes mesmo de qualquer coisa, fiz minha higiene e arrumei-me correndo. Saí de casa e fui buscar minha mãe, que entrou no carro com um pão francês sem miolo e recheado de queijo. O trânsito estava bom e conseguimos chegar antes das 10H.

Fui almoçar fora hoje. Iria ao Delírio Tropical, na Teófilo Otoni, mas estava fechado e em obras. Fui, então, à galeteria que tem na Miguel Couto. Comi meio galeto com um pouco de fritas. À tarde, trabalhei pacas e não comi minhas frutas. Deixei-as para a noite. Por volta das 20H, comi duas pêras portuguesas e, por volta das 22H, comi melão. De resto, só muita água para compensar o cervejal de ontem.

Vamos que vamos!

Dia 72!

Segunda-feira! O dia "preferido" do Garfield e o meu também, gosto tanto quanto ele. Levantei ainda meio chapado por causa do problema do carro. Nem tomei café. Saí e levei meu preto-velho (uma Parati Atlanta preta 96) para a oficina para fazer o orçamento. Meu compadre Daniel pegou-me na oficina e passamos na casa da minha mãe para tomar café. Depois, fomos para a cidade.

Não comi frutas pela manhã. O almoço foi aquela "maravilha" de sempre.  Recebi a ligação da oficina com o valor da facada: R$ 610,00. Isso, sem contar que ainda tenho que comprar dois pneus. É para me deixar ainda mais "feliz" na hora de pagar o IPVA. Esqueci das frutas à tarde e só fui comer por volta das 20H, quando tracei duas pêras portuguesas. Fui para a Ilha para encontrar a galera para o grande evento do dia: o niver da minha querida amiga Cris!

Depois de alguns contra-tempos e alguns furos, saímos do ponto de encontro, um posto de gasolina na Estrada do Galeão, e rumamos para o Rei do Bacalhau que fica na Rio/Petrópolis. Galera, só a Cris para me levar a lugar onde a atração da noite é Furacão 2000. Para piorar, senti-me um verdadeiro Tio Sukita, pois estava de caça jeans, mas de camisa e sapatos sociais e todos à minha volta de roupas despojadas. Não dancei, mas a verdade é que me diverti pacas e adorei ver a alegria da minha amiga estampada em seu rosto.

Disse ontem que teria que maneirar até o Ano Novo. Galera, isso babou. Quando chegamos ao Rei, pedimos dois baldes, um de cerveja, que vem com dez latas, e um com Smirnoff Ice, que vem com seis latas. Éramos sete pessoas e seis entraram nas Ice. Fiquei com dez latas de cerveja só para mim. Panquei! Saímos de lá quase duas da madruga e ainda paramos na Praça do Grego, no Jardim Guanabara, bairro nobre da Ilha, para comermos, pois estávamos todos famintos. Comi um sanduba delicioso com o sugestivo nome de "Tem Sabor". Deu para notar que eu pisei em duas jacas de uma vez só hoje, não é?

Mas valeu a pena! Minha amiga adorou a noite e ficou muito feliz. Isso não tem preço. Que sua vida seja iluminada e cheia de amor neste ano que se inicia para você agora, Cris! Mas se eu engordar esta semana, a culpa é toda sua!

Fui!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dia 71!

Domingo! Dia de pesagem! Levantei por volta das 11H30 e fui ao banheiro para a minha higiene pessoal. Voltei para o quarto e olhei para a balança com um certo receio. Ela dizia "venha!" e eu repondia que não queria, que estava com medo. Conseguem imaginar a cena? Reuni minha pouca coragem e subi na dita cuja, aquela velha inimiga de todo gordo. Para minha surpresa, ela marcou 133,25 quilos, ou seja, uma perda de 900 gramas. Caramba! Fiquei satisfeitíssimo.

Como não havia almoço pronto, comi cereal com leite desnatado. Saímos para ir ao supermercado fazer compras. e perdemos boa parte da tarde por lá. Na saída, tomei um gatorade de limão. Por volta das 18H levei meus filhos à casa da minha mãe, mas o pessoal havia ido ao Norte Shopping. Assim, rumei para lá também. Caiu um temporal danado e eu, com a minha sorte que me é peculiar, meti o carro num buraco, rasguei dois pneus de uma vez e estourei a suspensão. Uma beleza!

Depois de muito trabalho, conseguimos chegar à casa da minha mãe. Eu estava simplesmente morrendo de fome. Acabei detonando dois mistos e dois casadinhos. Comer quando se está com fome é flórida, fica muito difícil manter o controle. O jeito agora é segurar as pontas até o Ano Novo, quando quero comemorar e bebemorar muito. Quero começar o ano com o pé direito e com muita alegria.

Fui!

Dia 70!

Sábado! Acordei tarde e fui direto para o almoço. Aquele mesmo de sempre. Porém, a carne foi sobrecoxa de frango assada e sem pele. Acabei ficando pouco em casa, pois tinha combinado de comemorar o aniversário da Virgínia, minha querida amiga do Centro Espírita Ogum Megê, com ela e alguns amigos.

Estava marcado para as 16H e eu cheguei vinte minutos atrasado, mas ainda assim fui o primeiro a chegar. A galera foi chegando aos poucos e logo estávamos em grande número reunidos. Foi uma farra e tanto. A galera esbaldou-se na loira gelada. Eu bebi três tulipinhas enquanto esperava o Paulinho comprar H2OH para mim. O pior é que ele veio com um de maracujá e eu simplesmente odeio maracujá. Mas era isso ou nada. Acabei comendo uns quitutes gostosos, como frango em pequenos pedaços, linguiça calabresa, batatas à calabresa, iscas de filé acebolado e biscoitos Clube Social com uma deliciosa pasta de salame. Ou seja, além das duas jacas nos pés, agora estou carregando uma na cabeça.

A farra durou até a madrugada. No caminho para casa, em frente ao hospital da aeronáutica, fui parado numa blitz da lei seca. Pediram documentos, perguntaram se ingeri álcool e me fizeram soprar no aparelho de teste de bafômetro. Graças a Deus, não deu em coisa alguma e fui liberado. Cheguei a casa tranquilo, mas com um medo danado da balança que gritará amanhã quando eu subir em cima.

Faltam 295 dias!