Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Dia 69!

Fui dormir por volta das 3H da manhã e acabei levantando às 13H e pouco da tarde. Fomos almoçar na casa do meu cunhado e fizemos o enterro dos ossos da ceia de Natal. Acabei enfiando o outro pé em outra jaca. Para completar, fui com meus filhos à casa da minha mãe e aí extrapolei de vez. Acho que engordei uns três quilos nestes dois dias. Estou até com medo de ver a balança, quem dirá subir nela.

Mas querem saber? Estou feliz! Foi um bom Natal, com pessoas que amo e na paz. Falei com muitos amigos e pessoas queridas. É claro que não deu para falar com todos os amigos que tanto gosto, mas levei meu pensamento a cada um deles. Pedi a Oxalá que olhe por todos e que os proteja e os dê saúde. Espero que possamos alcançar todos os nossos objetivos com as bençãos do Pai.

A partir de amanhã, controlar-me-ei para poder extrapolar na virada do ano sem peso na consciência. Posso não eliminar peso, mas também não quero ganhar, não é mesmo?

Vamos que vamos!

Dia 68!

Acordei tarde, por volta das 10H30. Não tomei café da manhã e nem comi frutas. Resolvi esperar pelo almoço. Comi, então, minhas duas colheres de arroz, minha meia concha de feijão, filé de dourado grelhado, tomate, cebola e cenoura em tirinhas. Depois da refeição, bateu uma lombeira danada e fui tirar um cochilo. Creio que eu estava realmente cansado da semana de trabalho.

Para não ficar sem comer até a hora da ceia, peguei umas lichias e as detonei. Ô, frutinha doce e gostosa. Mas não o suficiente para me fazer resistir às delícias da ceia de Natal. Foi um tal de bolinho de bacalhau, rabanada, tender, chester, salpicão, salada de bacalhau,  que eu acabei enfiando o pé na jaca. Não bebi álcool de forma alguma, mas, em compensação, comi demais, muito além do que deveria e do que podia.

E ainda vem o Ano Novo aí. Como disse-me o meu amigo Pedro Saija, o esforço em janeiro terá que ser dobrado. Creio que ele tem toda razão. Mas quero começar o ano comemorando e bebemorando. Quero começar com pé direito e cheio de alegria. Plagiando minha amiga Rebeca, "eu quero mais e não vai ser do mesmo!". Inspirado pela minha amiga Nivinha, estou pensando até em curso de teatro. Já minha amiga Karlla Bastos inspira-me a um curso de canto. Quem sabe não dá certo?

Ano Novo, Vida Nova! Feliz Natal a todos!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Dia 67!

Final de ano é sinistro! Isto é, pelo menos para os gordos que estão de dieta. É confraternização para cá, confraternização para lá e todas elas, simplesmente todas, têm comida e bebida envolvidas. Foi assim sábado passado na Cabana do Pai José e foi assim hoje lá no escritório. Sabem o que sempre escuto dos amigos nestes momentos? "Um diazinho só não vai atrapalhar o seu regime". Como se fosse um dia apenas. Gordo sofre ou não sofre?

Levantei cedo, peguei as crianças e rumamos para o escritório. O café da manhã foi cereal com leite desnatado. O trabalho que me esperava não era pouco e a manhã foi embora sem que eu sequer lembrasse das minhas frutas, parei apenas para almoçar aquele almoço caprichado de duas colheres de arroz, meia concha de feijão, um pedaço de carne assada e um monte de folhas misturadas com tomate e cebola.

Como nossa festinha estava marcada para as 17H30, não comi mais coisa alguma. As meninas do escritório capricharam. Ficou combinado que elas levariam comida e que os homens levariam bebidas. Elas arrumaram a mesa na sala de conciliação e ficou linda. Cheia de guloseimas variadas, entre salgadinhos, batatas chips, pastéis, pães a metro, mousse, bolos e mais. Fiz o possível para não exagerar. Comi uma meia dúzia de salgadinhos e três pedaços do pão a metro. Bebi apenas H2OH. Mas a galera esbaldou-se e foi ótimo ver aquele pessoal, com o qual você passa grande parte da sua vida trabalhando, rindo, brincando e curtindo a companhia um do outro como se fôssemos uma grande família. De um certo ponto de vista, somos mesmo.

Saímos do escritório e levei as crianças para cortarem os cabelos no lugar que sempre cortamos, um salão chamado Ellit, que fica dentro do Bon Marche da Ilha. Eu havia marcado com o Seu Luiz desde o dia anterior. As crianças estavam com fome e eu comprei uns espetos de frango empanado, refrigerantes para elas e H2OH para mim. O Renan, na saída, ainda queria mais um salgado e pediu uma coxinha de frango com catupiry, da qual só comeu enquanto tinha o tal queijo, metade sobrou para mim.

Não comi mais, mas estou preocupado. Amanhã é dia de ceia de Natal. Será que conseguirei controlar-me o suficiente para não passar dos limites? As tentações serão muitas e se eu fosse conhecido pela minha força de vontade, não seria o gordo que sou, não é mesmo? Seja o que Deus quiser!

Fui!!!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Dia 66!

Saí de casa e fui ao consultório do Dr. Armênio na Penha. Esta foi a minha terceira consulta. Mais uma vez recebi os parabéns pelo resultado alcançado. Ele mudou algumas coisas na fórmula para que o organismo não fique acostumado demais com ela e deixe de responder da mesma forma. Saí de lá muito contente por não ter tomado esporro por causa das farras que fiz durante este último mês. Um coisa curiosa foi que ele disse que era para ter cuidado com a cerveja, pois, se meia dúzia, por exemplo, deixavam-me tonto antes, duas bastariam para fazer isto agora. Expliquei que em duas das três vezes que bebi este mês, bebi bem e nada senti. Ele disse: "Que bom! Mas pode acontecer. Não estranhe caso aconteça.". Lembrei-o das festas de fim de ano e brincamos com uma velha piada: "O que importa não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que come entre o Ano Novo e o Natal.". Piada velha, mas a mais pura verdade.

Cheguei ao escritório às 11H, com o trabalho já acumulado sobre a mesa. Nosso grande amigo Marcelo, aquele que foi operado às pressas quando eu começava o regime, no dia 21 de outubro, se não me engano, veio fazer uma visita ao escritório. O cara está muito bem para quem chegou a encarar a morte. Foi muito bom vê-lo em tão bom estado de recuperação. É claro que ainda ficará de molho por um bom tempo, mas o futuro parece ser bom para ele. Está aí um cara que merece tudo de bom, pois transmite uma alegria e uma energia enormes.

Outro amigo, o fornecedor de notas fiscais, Heitor, veio para dizer-me que a prefeitura autorizou a emissão das nossas e me trouxe os documentos de volta. Saímos para beber um suco e eu escolhi um de graviola sem açúcar. Voltei para o escritório e para os meus muito afazeres: verificar bancos, preparar transferências, baixar faturas e preparar os demonstrativos de cobrança do mês de dezembro. Outro dia com poucas horas para tanto trabalho. O almoço foi aquele de sempre.

O trabalho foi tanto que acabei saindo do escritório por volta das 20H30. Esqueci completamente de comer depois do almoço. Consegui chegar a tempo ao Teatro Tablado para ver a apresentação da peça Abud Salim... Teatro do Aprendiz, que a minha querida amiga do Magia Rubro Negra, Nívea Richa, mais conhecida como Nivinha, participou. O maridão dela, o Chris, esperava-me com meu ingresso. O cara parecia cansado, mas em uma grande demonstração de apoio à esposa estava lá para a ajudar e a prestigiar. Eu havia falado com ela à tarde e pareceu estar bem nervosa, mas saiu-se muito bem na hora H e se apresentou com desenvoltura e segurança. Espetáculo divertidíssimo, embora seja montado claramente de pequenas cenas soltas para mostrar os diversos atributos e a capacidade dos atores em situações e gêneros diferentes.

Saí de lá e passei na casa da minha mãe para pegar uma encomenda que havia chegado para mim no escritório, mas que eu não quis levar ao teatro. Eu, com uma fome danada, entrei lá e perguntaram se eu queria pizza. Gente, não consegui resistir com a fome que estava. Comi dois pedaços. Vale ressaltar, porém, que se não fosse a dieta, teria comido uns quatro. Fui  para casa, tomei banho e fui dormir exausto. Ô, vida atribulada!

Vamos que vamos!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dia 65!

Uma segunda-feira complicada em termos de trabalho, parece que havia pouco tempo para o tanto de trabalho a fazer. Saí de casa sem o café da manhã e assim, no carro, a caminho do escritório, comi minhas uvas. Cheguei e não parava de chegar coisas novas para fazer. Estava com fome e saí para almoçar cedo. Comi no Delírio Tropical uma salada que não lembro o nome, com Caesar Salad e filé ao molho de mostarda. Tudo muito gostoso.

A segunda parte do expediente transcorreu como a primeira, cheia de trabalho. Comi melão já no final da tarde. À noite, saí daqui correndo para encontrar minha afilhada no Shopping Tijuca. Levei uma hora e dez minutos para chegar lá e, para completar, um guarda multou-me porque eu quis entrar para a fila que estava para a garagem. Ele queria que eu seguisse em frente, sinalizei que queria ir ao Shopping e ele, sem mais nem menos, puxou o bloco e a caneta. A indústria das multas ataca mais uma vez.

Havia marcado com minha filhota às 19H30 e cheguei às 20H20. Ainda bem que ela é um doce e não ficou nem um pouquinho zangada. Compramos os ingressos e fomos assistir ao filme 2012. Filme bacana, embora exagerado em certos aspectos, como saltos mirabolantes e situações resolvidas no último segundo em profusão. Ela não quis pipoca e nem quis lanchar depois. Assim, também não comi. Deixei-a na casa dela e parti para a minha. Dormi sem comer coisa alguma mais.

Faltam 300 dias!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Dia 64!

Fui acordado pelos meus filhos às 10H30. Cheio de sono e cansaço, mas havia prometido ao mais velho que iríamos à Uruguaiana buscar o Nintendo DSi dele, "presentinho" que ele pediu de Natal e um amigo que tem uma barraca no camelódromo conseguiu arrumar para mim. Só deu tempo de escovar os dentes, lavar o rosto e vestir uma roupa. Nem comi e nem me pesei. Ainda bem que o cabelo é pouco e nem precisa pentear.

Fomos à cidade e a primeira dificuldade foi estacionar. Demoramos a conseguir uma vaga. A segunda, deu-se no banco. Dez máquinas, três quebradas e sete sem dinheiro. Tivemos que ir a outra agência para poder sacar. O calor estava danado, no camelódromo então, nem se fala. O Tiago estava atendendo sozinho e demoramos um pouco a sair de lá.

Como precisávamos comprar roupas de Natal e Ano Novo para o Renan, o mais velho, e de Natal, Ano Novo e Aniversário para o Ricardo, o mais novo, resolvemos seguir para o Shopping Tijuca, que estava bem cheio, mas que nem foi tão difícil estacionar. Estavam todos com fome e as crianças pediram o quê? Lógico! McDonald's! Meu primeiro pecado do dia, pois acabei comendo uma promoção do Big Tasty. Entramos na C&A para comprar as roupas e os tênis dos meninos. Meu amigo Flavio apareceu por lá e depois de algumas horas, levou-nos ao Califórnia Coffee, onde cometi o segundo pecado do dia: pedi um Black Forest, que nada mais é que um delicioso "Supreme Moka, espresso bon-bon e cerejas marraschino" (está entre aspas porque foi retirado assim mesmo do site deles).

Não há Ri-Happy no Shopping Tijuca e então decidimos ir ao Iguatemi Shopping. Fomos comprar os presentes de Natal e Aniversário do Rico. Procuramos ainda dois tênis que faltaram, um para cada, mas não encontramos nada que agradasse. Assim, voltamos à Tijuca e acabamos passando na C&A que há em frente à Praça Saens Peña. Lá, finalmente, terminamos as compras do dia. Dali, fomos para a casa do Flavio, onde cometi o terceiro pecado do dia: comemos uma pizza da Domino's feita de pepperoni e catupiry.

Chegamos a casa por volta das 22H. Estava até com medo de subir na balança. Fui tomar um banho e depois me pesar: 134,15 quilos. Uma diferença de 2,55 quilos em relação à semana anterior. Tomei até um susto. Depois destas farras todas, ainda ter eliminado isso tudo, juro que não esperava. Mas Natal e Ano Novo vem aí. Pretendo comportar-me ao máximo no Natal, mas quero entrar o ano comemorando e bebemorando muito. Assim, os outros dias tem que ser bem controlados.

Vamos que vamos! 

Dia 63!

Acordei às 13H, pois havia chegado às 5H30 por causa da farra com o pessoal no dia anterior. Comi quatro torradas com requeijão light e peito de peru e mais nada. Não só por causa da farra do dia anterior, mas principalmente por causa da farra de hoje.

Confraternização com pessoal da Cabana do Pai José. Resolvemos fazer um churrasco para comemorarmos as festas de fim de ano e agradecermos por tudo o que recebemos e conseguimos realizar em 2009. Uma festa de família, regada a cerveja e com muita carne. Pisei na jaca de novo. Não resisti à minha cervejinha. Começamos por volta das 16H e só fomos parar por volta das 23H. Teve gente que saiu meio torta! Ainda ganhei uma caneca de vidro da Helena.

Foi um dia muito gostoso, mas que deixou-me com um certo medo da balança, pois o dia de pesagem era o seguinte. Vamos ver que bicho dá!

Fui!