Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

sábado, 14 de novembro de 2009

Dia 28!

Comemoramos o aniversário do meu filho aqui em casa. Comprei refrigerantes e cerveja para a galera. Salsichas e pães miúdos para cahorro-quente. Caixas de nuggets e chicken popcorn. Mini-pizzas com muçarela e linguiça calabresa. Meu compadre deu um bolo e o meu grande amigo Flavio deu uma torta crocante. Minha esposa fez docinhos e encheu um monte de bolas.

A galera que compareceu pereceu-me animada. O único senão foi o calor infernal que fez. O  aparelho de ar condicionado não deu vazão e desistimos dele. Janelas e portas abertas e a galera cozinhando. Mas tudo valeu a pena, meu filhote ficou feliz e disse que adorou tudo e todos. Enquanto escrevo, ainda está jogando video-game com o Luizinho, filho do meu amigo André, e com a Paulinha, minha linda afilhada.

Meu dia de regime foi tranquilo... até chegar a noite. Não comi frituras nem pizzas, não bebi refrigerante nem cerveja, não comi bolo nem torta, mas pisei na jaca em relação a cachorro-quente. A balança amanhã vai castigar-me por conta deste abuso. A primeira escorregada em 28 dias. Não será, porém, a primeira de muitas. Garanto!

Fui!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dia 27!

Passei o dia com sono e com dor de cabeça. Creio eu que seja efeito do cansaço e das noites mal dormidas por conta das sucessivas faltas de energia. Vou tentar dormir cedo para ver se recupero as energias.

Hoje à noite eu parei no churrasquinho de sempre e comi dois espetinhos de carne como jantar. Em vez de cerveja, H2OH. Peguei mais alguns espetos para levar para as crianças e vim para casa. Fizeram a farra deles e eu vim escrever. Mas estou morrendo de sono e pouco inspirado. Sendo assim, vou dormir.

Fui!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dia 26!

Hoje foi aniversário do meu filho mais velho. O pivete comletou sete anos de vida. Sete anos que mudou completamente o meu modo de ver o mundo e que ancheu minha vida de alegria. Hoje eu não tive como fugir do bolo, que estava delicioso por sinal. Comi um pedaço pequeno e, apesar da vontade, não repeti. Rolou também um pão de queijo light e nugget de peixe. Meu regime foi para o espaço.

Durante o dia foi tudo normal. Aquele cereal com leite desnatado de manhã cedo; melão entre o dejejum e o almoço; arroz, feijão, salada e bife no almoço; e uvas à tarde. À noite é que o bicho pegou. Espero que não prejudique demais o resultado da semana. E a gente ainda vai comemorar no fim de semana. Haja resistência!

Vamos ver que bicho que dará!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dia 25!

O dia foi comprido! A falta de energia de ontem não permitiu que eu dormisse. Levantei às 7 da matina parecendo um zumbi. Tomei um banho para despertar e fui comer meu cereal com leite desnatado. Quando cheguei ao trabalho, sofri. Trabalhar cheio de sono olhando para a tela do computador deixa a gente pescando.

Despertei um pouco com as ligações da Viviane, titular do nosso escritório, escangalhando-se de rir com as minhas peripécias relatadas aqui no blog. Eu mandei o link hoje por e-mail e ela se divertiu à vera. E eu por tabela, pois suas risadas contagiavam.

Mas o resto do dia foi difícil. Quando cheguei a casa, depois de vir de moto embaixo de chuva, a cabeça martelava de dor. Fui deitar e tirar um cochilo. Acordei às 23H e adivinha o que aconteceu? Sentei em frente ao computador para escrever aqui e faltou luz de novo. Ficamos uma hora nesta situação e eu já com medo de não dormir de novo.

Estou mortinho. Sendo assim, vou voltar para a minha cama e para o meu CPAP.

Faltam 340 dias!

Dia 24!

Com o apagão de ontem, nem deu para escrever aqui. O pior é que eu uso um aparelho, chamado CPAP, para dormir. O apetrecho ajuda-me a respirar porque sofro de apnéia grave, com paradas respiratórias de até 45 segundos. Sem energia, não consegui pegar no sono. Só depois das 4H é que finalmente dormi.

O café da manhã foi três torradas com uma camada fina e bem espalhada de requeijão light e blanquet de peru. O resto do dia foi sem novidades, com aquele almoço de sempre e minhas frutas. O jantar foi um banquete: dois iogurtes de morango. Ainda não consegui acostumar-me com as folhas. Acho que fui enganado quando disseram-me que com o tempo passaria a gostar. Eu como, mas não gosto.

A saudade da pizza diminuiu. Em compensação, bateu uma falta danada do rodízio de comida japonesa. Até comentei com uma amiga minha que também é fã. O jeito é esperar até  eliminar o peso que preciso e entrar na manutenção. Aí, vez ou outra, poderei fazer uma extravagância. Só espero não ter crises de abstinência até lá!

Fui!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dia 23!

Dia do aniversário da minha Mãe. Para completar, aniversário da Katiucha, nossa colega de trabalho. Eu e minha mãe fomos almoçar com os titulares do escritório e eles compraram uma torta para cantar parabéns. Mais tarde, no nosso andar, outra torta para cantar parabéns para as duas aniversariantes.

Saí do trabalho e fui buscar meus filhos para irem ver a avó e comemorar com ela. Quando chegamos à casa dela, salgadinhos, sanduíche a metro, docinhos e um bolo todo coberto com suspiro. Coisa de louco! Sabe o que eu comi? Um pedaço de queijo minas padrão. Mais nada!

Galera, foi sinistro! As coisas em cima da mesa estavam tentadoras demais. Mesmo assim, resisti bravamente. Confesso uma coisa, foi flórida! Dava vontade de experimentar cada coisinha que estava lá. E na hora de cortar o bolo? Aqueles suspiros chamaram meu nome. Tenho certeza que ouvi. Mas fingi que não.

Viemos embora e as crianças ainda trouxeram um pote cheio de brigadeiros. Não quero nem ver. Elas podem, eu não. Dá uma água na boca danada.

Vamos que vamos!

domingo, 8 de novembro de 2009

Dia 22!

Levantei tarde e fui logo fazer a pesagem: 144,90 quilos. Eliminei apenas um quilo na semana que passou. Fiquei surpreso. Não esperava perder quatro quilos e tal, mas confesso que estava otimista com pelo menos dois. Ainda assim, com este quilo, atingi em três semanas a meta que o médico traçou. A próxima semana será de lucro. Tentarei conseguir mais dois, mas será difícil po causa do aniversário da minha mãe e do aniversário do meu filho, ambos nesta semana.

Hoje foi um dia incomum na dieta. Acordei tarde e não tomei café. Fui à feira e lá comi um pêssego. Depois, levamos as crianças para cortar cabelo e fomos às compras. Resultado: fui almoçar por volta das 16H30. Quando deu 19H30, comi algumas uvas. Às 10H30, comi uma pera. E foi tudo que comi hoje. Em casa é ainda mais complicado fazer a dieta certinho, nos horários marcados. São tantas coisas a fazer que a gente se perde.

No mais, foi ótimo assistir ao Mengão depenar o galo mais uma vez. "Lá no mineirão, o galo virou galinha!" cantava a nossa imensa Nação Rubro-Negra! Vibrei muito. Deu uma vontade louca de beber uma cervejinha, mas segurei a onda.

Vamos que vamos!