Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Dia 62!

Acordei no horário, levantei, fiz minha higiene e vesti minha roupa. Ainda me sentia satisfeito com o jantar de ontem e abri mão do café da manhã. Saí de casa e parei o carro na minha mãe para pegar a minha carona habitual. Apesar do terrível trânsito, consegui chegar às 9H30.

O dia começou quente! Hoje era o dia de se pagar a segunda parcela do 13º. Tivemos que raspar todo e qualquer dinheiro que havia na conta para o contas a pagar e para o RH. Uma loucura total! Os setores fazendo contas e mais contas para encaixar todos os pagamentos que deveriam ser feitos neste dia.

Com este movimento todo, esqueci de comer a fruta da manhã, ou seja, só comi alguma coisa às 14H15, hora em que foi servido o almoço. Aquele almoço "farto" de arroz, feijão, salada de tomate (e só tomate) e bolinhos de carne feitos com boi ralado (gostosos, por sinal).

Fui à rua para dar uma volta e espairecer, passei na banca de jornal e voltei. Quando cheguei, uma surpresa, um e-mail de um vascaíno que mora em Brasília, o Toninho. Ele também sofre com o excesso de peso e se diz incentivado por causa deste diário. É bom demais saber que o meu progresso está inspirando outras pessoas a tentarem fazer o que estou fazendo. Isso só me dá mais forças para continuar. Estou torcendo para que consiga, meu caro Toninho. Boa sorte a nós todos!

Por volta das 17H, comi meu melão com satisfação, pois estava doce e gostoso. Às 20H, saí do escritório e fui para o Largo do Machado, onde comemoraríamos os aniversários do Paulinho e da Virgínia, dois amigos queridos. Aliás, amigos queridos era o que mais tinha lá. Fizemos um grande farra que varou a noite e seguiu madrugada adentro. A galera esbaldou-se em chope e eu, claro, em H2OH. Foi simplesmente maravilhoso e cheio de surpresas para lá de agradáveis. Parabéns, Paulinho! Parabéns, Virgínia!


Vamos que vamos!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dia 61!

Caramba! Coloquei o som para me despertar às 7H e, não sei o porquê, em vez de tocar a música que toca todos os dias, resolveu abrir a bandeja de cds e não tocou coisa alguma. Resultado: continuei dormindo que nem um bebê e só acordei às nove horas com uma cutucada e a pergunta se eu não iria trabalhar. Levantei que nem um maluco, corri para o banheiro, vesti-me e saí de casa sem comer coisa alguma.

Consegui chegar ao trabalho às 10H30 e nem sei como. Foi quando comi o melão que havia trazido. O almoço, diferente do de ontem, foi aquela maravilha: arroz, feijão, filé de frango e salada. Eu brinco com isso, mas já estou mais que acostumado com este prato de pouca comida. À tarde, fui ao banco fazer um saque e passei na banca de jornal para ver se havia algum lançamento de HQ. Estava um calor infernal e comprei uma garrafa de H2OH. Voltei para o escritório para cumprir o resto do expediente e comi uvas.

No final da tarde, o tempo começou a virar e no início da noite um temporal caiu. Hoje foi dia de ficar preso no trabalho, sem opção para ir embora, pois o volume de água era enorme e tudo estava alagado. Conseguimos sair às 21H30. Acabei jantando na Galeria Gourmet. Não bebi coisa alguma, mas comi bastante. Estas confraternizações de final de ano deixam qualquer um desregulado. Mas, também, antes de dormir, foi água e mais nada.

Fui!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dia 60!

Hoje foi o dia da formatura simbólica do meu filho mais velho. A primeira etapa da sua vida educacional foi completada: a alfabetização! Agora ele é um "doutor do abc", com direito a anel e tudo. Saí de casa para levá-lo à escola e esqueci de tomar café. A cerimônia estava marcada para as 10H, mas teve aquele atraso habitual. Minhas frutas estavam no carro. Como terminou quase meio-dia, deixei as crianças em casa e parti para o trabalho.

Chegando lá, uma surpresa: um almoço especial para todos os funcionários e advogados do escritório. Fomos todos para o 11º andar e tivemos uma refeição farta, caprichada e saborosa. Meu prato, apesar de ser praticamente carne e salada, estava lotado. Creio que se eu não estivesse em jejum, não teria conseguido comer toda a comida que colocaram para mim. Mesmo assim, não bebi coisa alguma e nem olhei para as sobremesas que, pelo que ouvi dizer, eram muitas e todas deliciosas. Creio que depois de 60 dias comendo pouco, o organismo acostuma e estranha quando comemos um pouco mais.

Outra coisa que me deixou feliz hoje foi um comentário que recebi na postagem do dia 59. Minha nova amiga, Bruna Torres, menina da Bragança Paulista, chegou ao meu diário pelo google e ficou feliz em ver um blog criado para ajudar na minha perda de peso. Melhor ainda, disse que o lerá todos os dias para servir de motivação. Ela quer perder 10 quilos, embora eu possa garantir que ela não precisa perder nem 2. É uma grande satisfação saber que meus escritos ajudam e inspiram outras pessoas. Estou orgulhoso!

Para variar um pouquinho, como estava de carro, dei carona à minha mãe até a sua casa. Chegando lá, minha Tia Alice fez questão que eu "jantasse". Casa de nordestino não se janta arroz e feijão. Tem é cuzcuz, arroz doce, pão, café e outras iguarias. Acabei comendo dois pedacinhos de um empadão de frango tão bom que foi difícil resistir à tentação de comer mais. Como é cruel ter vindo para este mundo com tendência a engordar. Tem coisa mais gostosa que comer? Até tem, mas é impróprio para menores.

Faltam 305 dias!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dia 59!

Acordei ainda com dores abdominais e passei o dia assim. Mais uma vez fui para a casa da minha mãe pegar carona. Quando cheguei, já havia um chá de folhas de louro preparado (Argh!). Comi um pão francês sem miolo com queijo minas. Saímos de lá e pegamos um trânsito de lascar. Mal entrei no escritório e já estavam caçando-me porque queriam dinheiro para o pagamento da quinzena. O pior é que pouco pude ajudar.

Comi minhas uvas pela manhã. Na hora do almoço, salada, arroz, feijão e frango. Tudo bem original. Depois fui à rua passear:fui ao banco fazer depósito; fui à loja da Nextel para resolver um problema; fui comprar umas coisas para a minha mãe; e fui ao camelódromo ver se achava um controle de xbox preto que meu filho cismou que quer e não achei. Passeio gostoso, ainda mais com o dia fresquinho que estava fazendo. A camisa ficou enxarcada de suor.

No final da tarde, comi uma pêra portuguesa. As dores abdominais ainda incomodavam muito. Saí do escritório e paramos na Blockbuster para pegar uns filmes e aproveitei para comprar chocolates para os meus pivetes. Aproveitei uma promoção de carrinhos da Maisto e comprei também. Os moleques ficaram doidos quando cheguei a casa. Os sorrisos destes meninos fazem qualquer dia valer a pena. Esse é um dos motivos desta luta contra o meu peso. Quero estar saudável para viver o máximo que puder da vida deles. Nada vale tanto a pena!

Fui!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dia 58!

Dormi muito esta noite, mas dormi mal. A farra de sábado, além de cobrar o preço na balança, deixou-me com dores abdominais causadas por gases. Creio que o tempo sem ingerir tanto álcool e alimentos gordurosos influiu nisso. Levantei e nem quis tomar café. Arrumei minhas coisas e fui para a casa da minha mãe. Não queria dirigir com dores e fui pegar uma carona. Acabei tomando café lá depois de muita insistência. Por volta das 11H, comi uvas. Na hora do almoço, não estava com vontade de comer, mas, para não ficar sem coisa alguma, comi o filé de peixe e a salada. Deixei o arroz e o feijão.

Tomei Luftal e Buscopan, mas as dores continuaram pela tarde toda. Para completar, fiquei desarranjado. Fui ao banheiro umas seis vezes hoje só para o número dois. IRC! À tarde, mais Luftal e uma pêra portuguesa. Saí do escritório de carona com minha mãe e, ao passar pela casa dela para pegar meu carro, minha Tia Alice preparou um chá de folhas de louro e me deu um epocler. Duas delícias! Tão boas que não consegui nem pensar em comida mais hoje. Creio que meu fígado pediu arrego. Tomara que este sofrimento todo de hoje pelo menos tenha feito com que eu perca algum peso. Sonhar não custa, né?

Fui!

Dia 57!

Acordei às 11H, apenas porque tinha que ir à feira, comprar as frutas, os legumes e as verduras da semana. Fiz minha higiene pessoal e corri para a balança. Não deu outra, a comemoração do Hexa do Mengão e a farra de ontem cobraram seu preço. A balança marcou 136,7 quilos, o que significa que ganhei 1,75 quilos nesta semana. A primeira vez, desde que comecei o regime, que aumento meu peso em vez de diminuir. Deu um certo peso na consciência, mas deixei este sentimento de lado. As emoções foram fortes e me fizeram muito melhor que eliminar dois quilos fariam. Não há como comparar. O jeito é trabalhar para que esta semana eu elimine o que ganhei e mais um pouco.

Voltei da feira ainda cansado pela noite anterior e ainda não havia comido coisa alguma. Só bebi um caldo de cana na feira. Deitei de novo e dormi até às 16H. Acordei sem fome ainda. Eu e meus filhos colocamos um filme para assistirmos, UP - Altas Aventuras, e, com eles, comi uns três biscoitos recheados. Quando o filme acabou, o mais velho pediu que eu jogasse videogame com ele. Jogamos um tanto. Mais tarde, comi dois iogurtes e encerrei o expediente. Não eram nem 21H quando deitei para dormir de vez até o dia seguinte.

Vamos que vamos!!!

Dia 56!

Galera, hoje eu chutei o balde e o pau da barraca juntos. Levantei tarde e nem tomei café e nem comi fruta. Esperei e fui direto ao almoço. À tarde, tirei um cochilo. Quando acordei, comi dois iogurtes e fui ao casamento do meu irmão.

Estava marcado para às 20H, mas o primeiro teve um atraso enorme e o dele só começou às 21H10. Foi uma cerimônia muito bonita ministrada pelo Padre Jorjão. Saímos de lá por volta de 22H30 e fomos para a casa de festas. Como era na Ilha mesmo, comecei a beber minha cerveja querida. Uma atrás da outra. Evitei comer demais, mas fiz um pratinho de frios e comi alguns salgados.

Em dado momento, chegou um grupo da Portela e tocou fogo na festa. A noiva dançou a noite toda, bem como a maioria dos convidados. Foi uma animação e tanto. Fiquei até o fim da festa e ainda fui à praia da bica com minha irmã e alguns amigos para a saideira. Quando cheguei a casa, o dia amanhecia.

Foi uma farra e tanto!

Dia 55!

O final de semana foi corrido e complicado, por isso não postei estes últimos dias até agora. Vamos. como sempre, dia a dia.

Sexta-feira, dia 11/12/09, dia 55 do regime. Acordei e tomei o café igual ao do dia anterior. Após, uma pequena discussão doméstica que me fez sair de casa atrasado. Cheguei ao escritório por volta das 11 horas e desisti de almoçar com um amigo ainda da época do quartel, o Laudelino, que vai ajudar-me com o site Magia Rubro Negra.

Não levei frutas, apenas iogurte, de forma que comi um pela manhã e outro à tarde. O almoço foi o mesmo de todo dia e foi corrido pois o trabalho era muito e o dia estava curto. Saí do escritório às 20H e fui para a Ilha. Tinha marcado com o barbeiro de cortar o cabelo e de fazer um cavanhaque. Saí de lá e fui à casa da minha mãe. Meu jantar foi uma sopinha de feijão caprichada. Depois, passei na casa da minha amgia Cris para deixar um cd com as fotos do aniversário da filha dela e fui para casa. Chegando a casa, tomei um banho, comi mais um  iogurte e chapei na cama.

Faltam 310 dias!