Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dia 103!

Acordei às sete da manhã. Levantei, cheio de preguiça e sem a menor vontade. A falta do jantar de ontem acendeu uma luz vermelha em meu estômago, que implorava por comida. Fui ao banheiro, arrumei-me e parti para o dejejum. Comi torradas com requeijão light, um iogurte e uma xícara de café fresquinho. O que deu um certo ânimo para começar o dia.

Cheguei ao trabalho às 9H20 e não parei um minuto para nada além de trabalho. Só às 14H que parei para um almoço ainda mais sem graça que o de sempre: arroz, feijão, filé de peixe e alface (que tinha tanto sal que desisti de comer). De sobremesa, um iogurte de morango. Depois, resolvi ir à rua para relaxar e passear um pouco. Aproveitei e fui à farmácia comprar algumas coisinhas que meus filhos precisam. Meus amigos, cada lugar que entro, como farmácia e supermercado, é só para levar facadas. Tá difícil!

Às 17H, comi mais dois iogurtes de morango. Às 18H, saí do escritório e parti para o supermercado. Uma lista enorme na mão e uma dor antecipada no bolso. Caramba! Está tudo custando o olho da cara. É melhor gastar dinheiro com os remédios e não comer coisa alguma. É sinistro! Só que os moleques precisam de seus alimentos e eu quero dar o melhor que eu puder.

Depois do supermercado, passei em casa para pegar outras coisas que havia comprado para os meninos e rumei para a casa deles para deixar as compras. Apesar da hora, estavam acordados e me receberam com enorme alegria. Que saudade sinto destes pivetes! A pior coisa em uma separação é ficar longe dos filhos.

Cheguei a casa por volta das 23H30. Acendi a luz da cozinha e um bolo de bela aparência olhou nos meus olhos como quem diz "Vem me comer!". Resisti bravamente à tentação, mas estava com fome. Assim, peguei mais dois iogurtes de morango e foi o meu jantar. Subi para o meu quarto e liguei o computador, mas a internet estava com problemas. Indo e vindo de instante em instante. Desisiti e fui dormir. Estava cansado mesmo.

Fui!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dia 102!

Levantei e a primeira coisa que fiz foi ligar o computador. Deixei-o carregando os programas e fui ao banheiro. Quando voltei, a internet estava na boa. Mandei um arquivo que precisava no escritório para meu e-mail comercial e desci para o meu delicioso café da manhã. Igual ao de ontem.

Cheguei ao escritório às 9H20, mesmo tendo saído no horário ideal de casa. O trânsito estava infernal. Por volta das 11H, comi uvas red globe. O almoço foi aqui no escritório mesmo: arroz, feijão, três cubos de carne, alface e tomate. Tudo de bom e que você nunca enjoa. Opa! Nunca diga nunca! Sempre comi por prazer, fazer dieta tira toda a graça do negócio. É um comer por comer (sem analogias, por favor).

Lá para as 18H é que eu lembrei de lanchar. Comi uma pêra portuguesa e uma ameixa. Isso foi a última coisa que comi. Saí do escritório para uma reunião e voltei para casa cansado demais. Não quis nem comer. Chapei e só vi comida no dia seguinte. Será que isso ajuda?

Vamos que vamos!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dia 101!

Terça! Levantei cedo, fui ao banheiro, arrumei-me e desci para o dejejum. Advinhem a delícia que comi! Alguma aposta? Pule de dez! Cereal com leite desnatado (ou água suja, se preferirem). O pior é que estou até triste que a caixa deste esteja acabando. Explico: minha mãe, com a melhor das intenções, comprou uma caixa de cereal light, integral ou sei lá o quê, mas que tem uma aparência horrorosa. Deve ser ruim para dedéu! Vou misturar com um outro cereal de mel para ver se melhora ou se pelo menos desce.

Levei uvas red globe para o lanche da manhã. Na hora do almoço, fui almoçar em um restaurante self-service com o meu sócio da InFilmes e com o meu amigo Ismar, que será o nosso contador, lá na rua do Rosário. Minha comida ficou em 300 e poucas gramas. Conversamos bastante e demoramos mais do que prevíramos, mas foi muito produtivo.

Voltei ao escritório para cumprir o resto do expediente. Às 18H, comi uma pêra portuguesa e uma ameixa. Saí às 19H e fui ao Rio Comprido, onde fica o escritório da produtora, para uma reunião entre sócios para determinar algumas diretrizes que tomaremos a partir de agora. Foi um dia proveitoso para o escritório e para a nossa empresa.

Cheguei a casa às 22H e, surpresa, a minha internet não estava funcionando. Algum problema da Velox. Chegou a voltar por alguns minutos e caiu de novo. Meu jantar foi uma deliciosa sopa de ervilha. Voltei para o quarto e nada de internet. Para completar, meu pen drive deu pau e não pude acessar os arquivos. Desisti e fui dormir.

C'est la vie!

Dia 100!

Minha mãe acordou-me no horário hoje. Levantei, fui ao banheiro, vesti-me e desci para o café da manhã. Tinha pães, bolos e quijos sobre a mesa. Passei direto e fui buscar minha tigela e coloquei meu cereal e meu leite desnatado. Peguei o carro e fui trabalhar. Um sono danado bateu na hora de dirigir, mas consegui chegar inteiro ao Centro.

Às 11 e pouco, comi uma pêra portuguesa suculenta. Às 14 e alguma coisa, veio aquele almoço diferenciado de arroz, feijão, salada e filé de peixe. Uma verdadeira delícia! É sempre bom comer algo diferente todo dia, não é? Ai, que saudade do meu estrogonofe!

Às 17H, como de praxe, frutas: uma pêra portuguesa e uma saborosa ameixa. Saí do escritório às 18H15 embaixo de um forte temporal e só consegui chegar ao meu destino às 20H05, ou seja, uma hora e cinquenta minutos para chegar à casa de uma amiga na Ilha do Governador. Ela havia pedido que eu a ajudasse com o computador dela. Acabei saindo de lá às 23H.

Cheguei a casa morto de fome. Quando cheguei à cozinha, uma torta de banana. Não resisti e comi um pedaço. Castigo vem a cavalo. A delícia caiu mal no estômago e acabei passando mal. Corri para o banheiro e botei para fora. Entrei no box, escorreguei e tomei um estabaco feio. Levantei rápido, mas o pé sangrava. Um cortezinho de nada, mas não estancava de jeito nenhum. Só depois que sujei o banheiro todo com gotas de sangue e de meter um algodão com polvedine pressionando o ferimento é que consegui estancar. Fim de noite maravilhoso, não?

Faltam 265 dias!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dia 99!

Dia de Pesagem! Levantei, fui ao banheiro para a rotina higiênica e voltei ao quarto cheio de receio. A semana foi a pior desde que comecei a dieta. Fiz tudo errado desde o domingo anterior. Subi na balança e o castigo veio: 131,50 quilos. Aumentei 1,05 quilos em vez de perder peso. Fiquei com raiva de mim mesmo. Coisa de gordo, sabem? Come e depois fica puto porque comeu!

Desci e nem passei pela cozinha. Fui levar minha mãe à feira para comprar goma para tapioca e a minha coroa comprou um monte de coisas: melancia, laranjas, cocos e mais. Passamos numa padaria e compramos daqueles frangos que ficam em televisão de cachorro. Quando chegamos a casa, fomos logo almoçar e eu comi apenas salada e frango. Não pelo peso na consciência, mas porque sabia que meu irmão viria visitar-nos e que faria um churrasquinho.

Fiquei trabalhando no quarto até a hora de levar minha mãe ao shopping, pois ela queria comprar algumas coisas para quando as crianças forem passar o final de semana comigo e eu tinha que comprar fraldas para o Rico e uma lancheira e um estojo para o Renan. Perdemos duas horas e meia lá. Na saída, passamos na casa da Cris e a pegamos para curtir o resto do domingo consoco. Voltamos para casa e meus irmãos estavam jogando baralho com a Marcinha e a Naninha, mulher e cunhada do meu irmão. Fui para o quarto ajeitar o que faltava no computador e comprar os livros dos meus filhos na internet.

O churrasco rolou mais tarde e eu acabei, para variar, comendo e bebendo demais. Tenho que parar com isso ou vou reencontrar todos os quilos que perdi. A partir de amanhã, vou apertar o cinto e comer apenas o que posso e vinha comendo antes do Natal. Chega de "hoje pode"!

Levei a Cris à casa dela e voltei para a minha. Mexi um pouco mais no computador e fui dormir cansado. Vamos ver o que esta semana reserva para mim. Já começo dando desculpa de universitário para o atraso do prazo de entrega do projeto: "Professor, meu HD fritou e perdi todo o meu trabalho.". Parece ou não desculpa de quem tem um trabalho da faculdade para entregar? A diferença é que o meu é profissional e pode definir meu futuro. Vou trabalhar dobrado esta semana e me entupir de Burn e de Red Bull.

Vamos que vamos!

Dia 98!

Levantei cedo. Minha mãe queria ir comprar alguns produtos de piscina e eu passei na casa de doces para comprar algumas coisas para meus filhos. Ainda passei em um quiosque para comprar um HD novo para o meu computador. Não satisfeita, minha mãe ainda quis ir ao supermercado, onde aproveitei para comprar alguns itens. Voltamos para casa e almoçamos. Nada de novo.

Aí, fui levar às coisas dos meus filhos e ajeitar o computador de lá que estava com uma pancada de problemas. Passei quase que a tarde toda lá. Meus filhos fizeram questão que eu lanchasse com eles e acabei comendo três mini-pizzas e um punhado de Chiken Popcorn. Quando cheguei a casa, comecei a ajeitar o meu PC. Pluguei o novo HD e comecei a instalar os programas. Já era tarde e estava com fome. Comi um pedaço generoso daquele bolo de castanhas e nozes. Só depois que lembrei que o dia seguinte seria dia de pesagem. Fui dormir pensando: "Tô ferrado!".

C'est la vie!

Dia 97!

Sexta! Acordei com vontade de trabalhar em cima do projeto Ecos da produtora InFilmes. Comecei a ler e escrever caprichadamente, esqueci do café da manhã e tudo. Só lembrei de comer na hora do almoço. Basicamente, o mesmo do dia anterior. Voltei para o quarto e continuei trabalhando. Eis que veio a hora do temporal e alguns piques de energia que ferraram meu HD. Perdi todos os meus arquivos de trabalho, todos da InFilmes, do Magia Rubro Negra e do Crônicas Cariocas. Bem como minhas músicas. Só não perdi todas as fotos de família porque havia acabado de copiá-las em outro HD para a minha ex-mulher.

Tentei de tudo quanto foi jeito fazer o computador funcionar, mas não teve jeito. Saí de casa P da vida e acabei parando num restaurante bacana que gosto e pedi uma sopa de frutos do mar e cerveja. Perdi a conta de quantas bebi. Só sei que voltei para casa meio tonto. Ainda bem que não fui longe. No caminho de ida e de volta, reparei que vários pontos da Ilha estavam sem luz. Cheguei a casa e fui dormir. Dia ruim!

Dia 96!

Quinta! Acordei bem cedo para ir à dentista. Ela fez uma mini-limpeza nos meus dentes, apenas para tirar o amarelo feio que estava nos dentes dianteiros da arcada inferior, mas tenho que fazer uma limpeza profunda e restaurar uma obturação antiga que quebrou. De lá, voltei para casa e comecei a trabalhar. O almoço foi arroz, feijão, salada e bife. À noite, bebi uma cervejinha com uns amigos e comi uma casquinha de siri, mas voltei logo.

O pior é que estava com fome e meti a cara em um bolo de castanhas e nozes que tinha em casa. Fui dormir mais uma vez com o estômago pesado e a consciência idem. Ficar em casa é sinistro, ainda mais com minha tia empurrando comida toda hora. Entendem o motivo pelo qual sempre fui gordo? Ela sempre fez uns bolos deliciosos. Estou falhando feio nesta semana!

Fui!

Dia 95!

Quarta! Feriado! Dia de São Sebastião! Dia de Oxóssi! Acordei e depois da rotina diária de banheiro e roupas, parti para o dejejum. Um pãozinho light fininho que esqueci o nome e parece uma massa de pizza brotinho, requeijão light, café com adoçante e frutas. Peguei o lap top e comecei a escrever um pequeno texto, mas não consegui concentrar-me no trabalho, fora o fato que os arquivos principais estavam no computador. Parti para o almoço e comi arroz, salada e carne.

Saí de casa e peguei alguns amigos, entre eles o velho e querido PH, do Centro Espiríta Ogum Megê para conhecerem a Cabana do Pai José. Era dia de Festa de Oxóssi e foi muito bonita e vibrante. Nem o enorme calor, que me fez suar litros, atrapalhou nossa alegria. Depois da festa, fizemos um churrasquinho bacana com direito a loiras geladas. Nem preciso dizer que pisei na jaca de novo, não é? Estava feliz, com calor e me esbaldei em cerveja e carne.

Saí de lá muito feliz! Levei minha Tia Alice à casa e os meus amigos às casas deles. Um medo danado de uma blitz da Lei Seca. Por falar nela, adoro a ideia do cara que aproveitou o adesivo desta campanha e criou um bem parecido, mas com os dizeres "Asfalto Liso - Eu apoio!". Muito perspicaz e verdadeiro. Entretanto, rolou tudo bem e não fui parado por blitz alguma.

Fui dormir tranquilo e alegre pelo dia que vivi.

Faltam 270 dias!

Dia 94!

Terça-feira! Levantei cedo para levar o carro para fazer uma vistoria e estava preocupado porque tinha consulta com o Dr. Armênio marcada para as 10H45. Foi mais rápido que eu imaginava e ainda deu tempo de passar em casa para tomar café e comer um pedaço de bolo. Cheguei à clínica às 10H30, mas já fui logo avisado que o médico havia atrasado e estava ainda com a primeira paciente. Havia "apenas" oito pessoas na minha frente. Fui atendido às 11H45, conversamos sobre algumas coisas em relação à fórmula e sobre meu remédio de pressão. Não ganhei bronca, mas também não ganhei parabéns.

Como eu tinha um dia para compensar e adiantei dois dias das minhas férias, passarei o resto da semana em casa, tentando adiantar os trabalhos da InFilmes, produtora da qual faço parte. Assim, voltei para casa da minha mãe - ops! Tenho que acostumar com isso -, quero dizer, assim que voltei para casa, almocei e corri para o computador para trabalhar. No final da tarde, fui encontrar uns amigos para papear e, no final da noite, acabamos parando em um rodízio de pizzas e crepes. Amigos, esbaldei-me. Não resisti. É o pecado da gula. Fui dormir com um peso na consciência e outro enorme na barriga.

Snif... snif...