Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dia 129!

Acordei bem cedo hoje! Queria limpar a cara da barba de dias sem fazer. Deixei um cavanhaque, coisa que faço de quando em vez desde os tempos de garotão. Arrumei-me e desci para o dejejum. Minha irmã e minha mãe já haviam saído. Peguei o carro e parti para a Penha: tinha consulta marcada com o Dr. Armênio. Cheguei lá às 8H45 e a consulta estava marcada para dali a quinze minutos. Mas o médico atrasou um pouco. Batemos o maior papo e ele ficou satisfeito com meu resultado. Saí de lá às 10 e pouco e antes das 11H estava no escritório.

Não lanchei e só parei para almoçar às 14H. A salada de hoje estava caprichada com cenoura em tirinhas, brócolis, tomate (daqueles miudinhos), cebola e outras coisinhas mais. De resto, arroz, feijão e carne assada (por sinal, muito gostosa). Um almoço comum, mas acima da média diária. O resto da tarde foi só trabalho e um ou outro cafezinho. Nada de lanche também.

Saí do escritório às 20H45 e resolvi ir à Ribeira para degustar um caldinho de feijão e H2OH. Fiquei batendo papo com uma nova velha amiga e ainda acabei encontrando meu primo Viny. Uma noite bem agradável, mas que acabou rápido porque amanhã é dia de labuta. Às 11H45, eu já estava  em casa e não resisti a comer uma fatia de bolo de fubá fresquinho que minha Tilice fez. Consegui, pelo menos, comer uma só e bem fininha. Algo bem difícil para um glutão como eu que adora bolo de fubá.

Fui!

Dia 128!

E então, o ano de 2010 efetivamente começou! Levantei com aquela alegria enorme que temos numa segunda-feira de trabalho, tão feliz quanto o Garfield neste dia. Com toda esta empolgação, depois de me arrumar, desci para o dejejum: torradas com queijo Cremolat (que apesar de branco, é até gostoso).

Peguei carona com minha mãe para economizar dinheiro de combustível e de estacionamento. Pensei que o trânsito estaria um verdadeiro inferno, mas até que chegamos rápido ao Centro. Pouco depois que chegamos, minha mãe, que até então estava bem, começou a sentir frio, a tremer e a sentir dores nas pernas. Eu a convenci a ir ao Pasteur, no Meier, para atendimento de emergência. A Sandra, uma amiga que trabalha conosco, acompanhou-a. Minha cabeça ficava lá e cá.

Por volta das 11H30, comi uma maçã. Pouco depois, minha mãe ligou dizendo que faria exames de urina e sangue, pois o médico desconfiava de infecção urinária e erisipela. O almoço foi uma novidade sem tamanho: arroz, feijão, frango cozido e tomate. Mais tarde, falei com minha mãe e a infecção urinária havia sido descartada, mas a erisipela não. Ela foi medicada e, quando estava saindo, a pressão caiu e ela teve que entrar no soro. Minha irmã foi buscá-la para a levar de volta para casa. Minha véia estava grogue com a medicação.

Comi um pedaço de melão aproximadamente às 18H. Saí do escritório às 19H45 e o trânsito surpreendeu-me novamente: cheguei a casa às 20H10. Minha coroa estava na sala com cara de bebum, molinha. O médico receitou anti-bióticos para ela e o sono dominava-a. Jantei sopa de legumes com carne. Fiquei um pouco na net e fui dormir.

Vamos que vamos!!!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dia 127!

Acordei com medo da balança. Sério. Só conseguia pensar que havia voltado à casa dos 130 quilos e isso me deixava chateado comigo e com o que eu havia feito durante o carnaval. Gordo é assim: faz e acontece e depois fica com remorso e com raiva de si mesmo. Olhei para a balança e corri para o banheiro. Fiz minha higiene e voltei a passos lentos para o quarto.

Não havia outro jeito a não ser encarar minha adversária principal nesta luta diária contra o peso. Subi e fechei os olhos. Senti-me um bobo e decidi olhar para o estrago que tinha cometido. Eis que veio a surpresa: o marcador mostrava 127,1 quilos. Não podia ser! Algo estava errado. Desci, esperei apagar e subi de novo: 127,1 quilos. Havia perdido 1,5 quilos. Nem nos meus melhores sonhos eu esperava por essa. Vida de rei tem suas vantagens afinal.

O pior é que ainda estava enjoado. Comendo pouco. Só me animei um pouco quando o Ricardo apareceu para jogarmos futebol no Xbox. Para completar, apresentei a ele o seriado True Blood da HBO. O jantar foi um pão com queijo cremolat.

Até que foi um final de carnaval bem bacana!

Dia 126!

Sábado! Passei o dia praticamente todo na cama. Não tomei café e nem almocei. A vontade era apenas de dormir. Quando a fome apertava muito, comia umas frutas e só. Bebi muita água também. Mas o que mais fiz foi dormir. Ainda tentei jogar um pouco de Xbox, mas estava sem saco.

Meu irmão passou o dia lá com a esposa, mas quase não os vi. Não conseguia sair do quarto para nada e deixei de aproveitar a companhia familiar que tanto adoro. À noite, assisti dois episódios da quinta temporada de Lost com minha mãe, mas ela também estava cansada e decidimos dormir. Foi outro dia sem graça!

Amanhã é dia de pesagem e o peso na consciência já se fez presente hoje mesmo. Seja o que Deus quiser!

Dia 125!

Os excessos desta semana cobraram seu preço. A falta de costume com tanta cerveja e tanta coisa gordurosa fizeram-me passar um dia de rei - sentado no trono. Fiquei em casa. Não fui trabalhar. Meu irmão ainda fez churrasco na sexta, mas comi pouco e não bebi. Medo!

A Cris, a Babi e os meus filhos apareceram lá em casa e eu ainda tentei brincar um pouco na piscina com eles, mas não fiquei muito tempo.

Passei o dia enjoado, cheio de gases e indo constantemente ao banheiro. Tem coisa melhor para terminar o carnaval? Totalmente desanimado, fui dormir cedo. Dia mais sem graça!

Faltam 240 dias!

Dia 124!

Levantei cedo e como era dia de trabalho, voltei à rotina. Café da manhã composto de torradas, requeijão light e fatias de chester. Eu e minha mãe fomos trabalhar e encontramos muito serviço no escritório. Levei iogurtes para os lanches da manhã e da tarde e consegui cumprir os horários direitinho.

O almoço foi aquela delícia de sempre: arroz, feijão, carne e salada. O dia parecia que não acabava e se arrastou até às 20H, quando fomos embora para casa. A semana de excessos deixou-me com uma fome danada, coisa com a qual já não estava acostumado. Acabei comendo demais.

Fui dormir meio enjoado.

Dia 123!

Quarta-feira de cinzas! Levantei cedo e, mais uma vez, não dei bola para o café da manhã, afinal, faríamos o enterro dos ossos do dia anterior. Fui ao mercado e comprei mais cerveja. Na volta, comprei mais gelo. Colocamos as loiras para gelar e preparamos a churrasqueira, mas a galera não apareceu. Ficamos bebendo eu e o Ricardo, um grande amigo, e tinha cerveja pacas.

A galera de casa comeu bem e eu e o Ricardo também. Curtimos a piscina, jogamos Pro Evolution Soccer 2010 no Xbox e bebemos o dia inteiro. Meu irmão apareceu e entrou na farra. No final da noite, resolvi beber uns cálices de Amarula e, depois, meu irmão inventou de bebermos Contreau. Fiquei como? O pior é que amanhã é dia de trabalho. Para completar, fizemos uns sanduíches com as carnes que haviam sobrado na churrasqueira. Aind rolou um pote de Häagen-Dazs, sabor doce de leite. Um dia muito Light.

Tomei um banho e fui dormir.

Dia 122!

Acordei cedo para ir ao mercado e nem lembrei do café da manhã. Comprei carvão, carne, cerveja e refrigerante. Saco de gelo também. Cheguei a casa e arrumei a churrasqueira e esperei pelos amigos que aos poucos foram chegando. Aí, foi só festa.

Muita carne e muita cerveja. Muito sol e muita piscina. Uma tarde para lá de animada cheia de gente legal e alegre. Fizemos uma farra bem legal. Não pisei na jaca desta vez, mergulhei numa piscina cheia delas. Minha irmã, a Danica, ainda fez um brownie maravilhoso que comemos com sorvete de creme, calda de chocolate e rolinhos de waffer.Bebi e comi tanto que fiquei estufado. A galera foi embora satisfeita e ainda sobrou coisa.

Ainda resolvemos ir ao cinema à noite. Na saída, não havia uma loja aberta para lanchar no Norte Shopping. Assim, seguimos para a Ilha e paramos na Praça do Grego, no Jardim Guanabara, onde há uma lanchonete com uns sandubas maravilhosos. Cada um de nós comeu um sanduíche para lá de grande e saboroso. Coisa de louco! Só quero ver a balança no próximo domingo.

Fui!

Dia 121!

Segunda-feira! Meu café da manhã foi bem leve: torradas, requeijão light e chester. O almoço foi basicamente um repeteco do de ontem. O dia foi de brincar com as crianças na piscina, meus filhos e minha afilhada. Rolou um Xbox também.

À noite, as crianças entraram no pão de queijo e eu entrei junto. Depois, levei as crianças para a casa delas com um certo pesar. É ruim ficar longe delas. Voltei para casa e assisti a um filme com minha afilhada e fomos dormir.

Amanhã, é dia de churrascão com alguns amigos.

Vamos que vamos!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dia 120!

Domingo de carnaval! Levantei-me, criei coragem e subi na balança: 128,60 quilos! Perdi 400 gramas. Não fosse o regime regrado durante a semana, teria engordado. Difícil será o próximo domingo, depois da farra do carnaval.

Levantei e fui à feira com minha mãe e minha afilhada. Compramos coisas para casa e comprei coisas para a casa dos meus filhos. Ainda passamos no Mundial para comprar mais algumas coisinhas que faltavam. Voltamos para casa, almoçamos e fomos para a piscina. À noite, eu, minha irmã e minha afilhada fomos ao cinema assistir ao filme Sherlock Holmes e foi bem divertido. Na saída, fomos lanchar no Burguer King, que eu ainda não conhecia. Dá de 10 a 0 na concorrência. Comi um sandubão muito gostoso.

Voltamos para casa e já era um tanto tarde. O jeito foi dormir para aproveitar bem o dia seguinte.

Faltam 245 dias!

Dia 119!

Sábado de Carnaval! Levantei cedo para buscar as crianças e as levar ao laboratório para exames de sangue e urina. Exames de rotina que o pediatra deles solicita de ano em ano. Eles queriam chocolate e balas. Passamos na Blockbuster e compramos o que eles queriam e pegamos alguns filmes. Quando cheguei a casa, os instaladores da NET já estavam lá (decidimos trocar a Sky e a Oi pelo NetCombo) e eu fiquei orientando a instalação. Já passava das 13H quando eles terminaram.

O almoço foi caprichado e eu comi bem. Não houve novidades, mas a comida de casa é bem melhor. Comi arroz, feijão, farofa, frango e melancia de sobremesa. Depois, fomos curtir a piscina e ficamos a tarde praticamente toda nela. À noite, fomos conhecer uma pizzaria nova que abriu na Rua Cambaúba, aqui no Jardim Guanabara. Rodízio! Fiquei como? O regime da semana foi para as cucuias. Mas a pizza estava gostosa e vale a pena conferir.

Amanhã é dia de pesagem. Como minha afilhada costuma dizer: Medo!

Dia 118!

Sexta-feira! Véspera de Carnaval. Levantei cedo, tomei meu café e parti para o escritório. O dia prometia. Como na sexta passada houve confusão na hora de sair por causa do Cordão do Bola Preta, minha mãe cismou que eu não devia ir de carro, mesmo sabendo que eu sairia do trabalho e buscaria minha afilhada no Meier para passar o Carnaval comigo.

Foi um dia agitado no escritório. A eletricidade já havia voltado ao normal e já trabalhávamos normalmente em nossos lugares, sem atrapalhar a labuta e a privacidade dos outros. Só consegui parar para almoçar às 15H. Saí para almoçar no Spoleto, restaurante que não ia há algum tempo.

Às 19H, saí do escritório e enquanto alguns amigos bebiam uma cerveja, eu bebi H2OH. Pedi um táxi e fui buscar minha afilhada. Chegamos a casa e fomos jantar. Minha tia havia feito uns bolinhos deliciosos e caímos dentro. Havia começado a farra gastronômica do período do "Cara Suja".

Pé na jaca geral!

Dia 117!

Dormi melhor esta noite. A perna ainda incomodava, mas já não estava inchada e dava para andar sem mancar. O que foi uma benção, pois o André, que trabalha no almoxarifado, setor de minha responsabilidade, entrou de férias e eu tive que ir e vir do 11º andar várias vezes.

Meu café da manhã foi o mesmo dos outros dias desta semana: torradas, requeijão light e blanquet de peru. Bem original e diferente. Assim como o almoço: arroz, feijão, salada e carne. E o lanche da tarde? Dois iogurtes! Verdadeiro dia Gourmet.

Ainda voltei ao Saara para comprar confetes e serpentinas para as crianças brincarem na escola e em casa. Aproveitei e passei na Marechal Floriano para comprar minhas velas de sete dias e passei no fornecedor de material elétrico do escritório para comprar alguns itens necessários.

Saí do escritório, passei em casa, peguei o carro e fui buscar as crianças para experimentarem as fantasias. A mulher tinha tanta encomenda que a nossa ainda não estava pronta. Esperamos que ela terminasse de costurar. Mas tudo valeu a pena. Os dois pivetes ficaram muito felizes e nada me deixa mais feliz que a alegria deles.

Deixei-os em casa e voltei para a minha. Tomei dois iogurtes e fui dormir.

E lá se foi mais um dia.

Dia 116!

Dormi mal mais uma vez. A perna doía menos, mas ainda incomodava bastante. O café da manhã foi o mesmo de ontem, até para não estragar o blanquet, coisa que perece rapidamente. Fui para o trabalho de carona de novo.

Decidi almoçar na rua para variar um pouquinho e para ir à Rua da Alfândega comprar meias colegiais para os meninos e os tênis escolares deles. Parei numa galeteria e comi um galeto sem acompanhamento. Muito gostoso, mas sem a batata frita fica meio sem graça.

O calor que fazia unido à dor na perna e à caminhada no Saara deixaram-me exausto. Voltei ao escritório com a camisa molhada de suor e com muita dor do joelho esquerdo para baixo. Ô, tombo maldito. Bebi muita água e fiquei trabalhando com a perna esticada.

À noite, voltei para a casa e peguei o carro da minha irmã para buscar os pivetes e ir a uma loja comprar fantasias de carnaval que eles usariam na festinha da escola na sexta-feira. Os dois decidiram vestir-se de Ben 10. Não havia fantasia pronta e tive que encomendar para buscar amanhã. Deixei meus moleques na casa deles e fui para a minha. Meu jantar foi um repeteco do café da manhã.

Fui!

Dia 115!

Dormi muito mal. A perna latejava e doía. Estava inchada. Levantei cedo e descobri que estava mancando. Decidi ir para o trabalho de carona com minha mãe. O café da manhã foi composto de torradas com requeijão light e blanquet de peru.

O problema elétrico continuava e, com isso, continuei trabalhando na sala do meu amigo Flavio. Almocei com minha mãe no 11º andar mesmo. Arroz, feijão, carne e salada. Caprichei na carne. Tinha um medalhão de frango muito gostoso, mas não comi o bacon. Não queria exagerar porque sabia que o carnaval estava chegando e tinha consciência que extrapolaria os limites.

À tarde, dois iogurtes de morango. As pessoas costumam perguntar se o iogurte que como é light. Não, não é. Não vejo a necessidade. É daqueles que vêm em bandeja de seis potes, bem comum. É gostoso e tem funcionado bem.

Saí do escritório às 20H, de carona e fui para casa. O jantar foi sopa de feijão, coisa que minha Tia Alice faz muito bem. Fiquei um pouco na net e fui dormir com a perna ainda doendo. Haja dorflex!

Faltam 250 dias!