Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Dia 88!

Quarta-feira! A exemplo de ontem, acordei, levantei, fui ao banheiro, vesti-me e saí para pegar uma carona de táxi para o Centro. Aproveitei a passagem na casa da minha mãe para tomar café e comi pão torrado com requeijão light e chester.

Os iogurtes foram esquecidos na geladeira de novo. Só comi quando fui à rua almoçar. Restaurante a quilo. Comi alface, tomate, dois pedaços de aipim, camarão e um bife. Aproximadamente 320 gramas de comida. Quem me viu, quem me vê, hein?

Saí do escritório e passei na blockbuster para pegar uns filmes. Meu filho telefonou enquanto estava lá e ao saber onde estava, pediu que comprasse chocolate "daquele vermelho ao leite", ou seja, chocolate ao leite da Nestlê. A avó estava comigo e mandou logo três barras para os pivetes. Passei na minha mãe para pegar o carro e jantei sopa de legumes com pedacinhos de carne. Será que perco um pouco mais de peso nesta semana? Bom, se eu sair da casa dos 130 quilos, já fico feliz e satisfeito. Quero chegar aos 120 quilos para começar a usar a esteira sem medo de estourar o joelho esquerdo de novo.

Vamos que vamos!

Dia 87!

Terça-Feira! Acordei, levantei, fui ao banheiro, vesti-me e saí. Passei na minha mãe para deixar o carro e pegar carona de táxi, aproveitei para beber café e comer duas fatias de pão de forma light com requeijão light e uma fatia de chester.

Coloquei dois iogurtes na mochila para comer às 11H e às 17H, mas esqueci completamente. Almocei no escritório duas colheres de arroz, meia concha de feijão, carne assada e salada. O resto do dia foi puro trabalho e nenhuma novidade.

À noite, comi um sanduba igual ao do café da manhã e mais nada quando passei na minha mãe para buscar o carro. Voltei para casa e enchi a barriga de água para dormir. Dia sem graça, não é?

Fui!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Dia 86!

Acordei cedo para trabalhar. Comi duas fatias de pão de forma light, com requeijão light e com uma fatia de chester. Peguei aquele trânsito bacana que nem parece que estamos em mês de férias escolares e cheguei ao escritório para mais uma jornada de muito trabalho. Meus filhos foram conosco e tocaram o zaralho na sala da avó deles. Por volta das 11H, comi um iogurte.

Hoje, fui almoçar na rua, em um restaurante de comida a quilo. Comi alface, tomate, um pouco de penne ao molho de ervas, um punhado de coração de frango e dois pedaços de carne grelhada. Na hora de sair, um cafezinho com adoçante. Os moleques pediram lanches do McDonald's, para variar. Por volta das 17H, mais um iogurte. Às 19H30, depois de um dia puxado, saímos do escritório e fomos encontrar minha irmã no Ilha Plaza Shopping.

Era aniversário da Tia Adília, mãe da Marcinha, esposa do meu irmão. Ela é uma senhora atenciosa e carinhosa que nos trata a todos como se filhos fôssemos. Assim, todos queríamos comprar uma lembrança para ela. Além disso, minha irmã queria comprar o presente de aniversário do Rico, pois ainda não havia conseguido comprar.

Saímos do Shopping, passamos na casa da minha mãe para pegar a Tia Alice e rumamos para a casa da Tia Adília. A casa estava cheia de gente querida, os mesmos com quem passei a virada do ano. Foi uma noite agradabilíssima, mesmo com todo o calor que fazia. Difícil é fugir dos maravilhosos quitutes que estavam fartamente distribuídos sobre a mesa. Comecei com queijo minas e chester, depois comi dois pequenos pãezinhos, menores que meu dedo mindinho. Depois do parabéns, consegui comer só um pedaço de torta de limão, o que é uma proeza, pois, além dela, havia uma torta gelada napolitana, um bolo branco com coco e sorvete. Água na boca foi pouco!

Deixei minha irmã, minha tia e minha mãe na casa delas e parti com os meus pivetes para a minha. Não comi mais coisa alguma e pretendo passar a semana totalmente regrado. Quero eliminar pelo menos 2 quilos nesta semana, pois tenho consulta dia 19 e quero continuar sendo elogiado pelo médico. Vaidade, sabem?

Fui!

Dia 85!

Acordei às 9H30 com o celular tocando. Minha mãe avisando que a moça do bolo havia ligado dizendo que estava pronto. Lembrei a ela que combinamos com a mulher às 13H, mas que levantaria naquele momento. Fui ao banheiro para a rotina matinal, voltei ao quarto e encarei a balança. Subi na maldita cheio de medo e ela não deixou por menos: 130,95 quilos. Não consegui atingir a meta que me havia imposto de sair da casa dos 130. Eliminei apenas 1,60 quilos nesta semana. Também, o que eu queria? Com a semana irregular que tive não podia esperar mais, não é?

Acordei os meninos, arrumei-os e parti para a casa da minha mãe onde comemoraríamos, mais uma vez, o niver do Rico. Mal cheguei e fiquei sabendo que a boleira já havia ligado mais duas vezes. Eu e minha sobrinha, Juju, saímos então para buscar o bolo na Gávea, bem pertinho (para mineiros). Voltamos a tempo de almoçar. Comi duas colheres de arroz, uma concha de feijão, um pouco de farofa, maionese, tomate, cebola e frango. Depois, tirei um cochilo de uma horinha. Acordei e ainda peguei as crianças na piscina. Eu e minha irmã aproveitamos para brincar com eles.

Quando acabamos a brincadeira, sob protestos das crianças, todos foram tomar banho e se arrumar para comemorar o niver do meu pequeno infante. Comi pizza, um pedaço de bolo (ganhei o primeiro) e um brigadeiro, mas bebi cinco cervejas em lata. O calor estava demais e não resisti às minhas loiras geladas. Aliás, que verão é esse, hein? Os aparelhos de ar condicionado não conseguem dar conta do recado e a gente passa o tempo suando pacas. Bom, pelo menos o gordo aqui passa.

Faltam 280 dias!