Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

sábado, 31 de outubro de 2009

Dia 14!

Completei hoje duas semanas de batalha. Amanhã é dia de pesagem e dia de se fazer um balanço de como anda a guerra até aqui. Muita gente diz para eu esparsar o período de medição para que eu não fique ansioso, mas não creio que isso venha a me prejudicar. Pelo contrário, acredito que ajuda a controlar o resultado e incentiva a continuar.

Passei o dia fazendo a dieta de sempre e tranquilo. À noite, recebemos algumas visitas e a galera fartou-se comendo cachorros-quentes preparados pela Valéria, mulher do meu cunhado Alessandro. Meu jantar foram duas salsichas para não dizer que não participei da farra. Mas que deu uma vontade de comer um sanduba caprichado, deu!

Ao fim desta segunda semana, o que posso dizer é que estou com uma saudade enorme de comer pizza. Pensei que o que mais sentiria falta seria o chocolate, mas estou levando numa boa. O danado do disco coberto de molho de tomate, queijo e com rodelas de linguiça calabresa é que tem marcado presença no meu imaginário.Ô, dó!

Fui!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia 13!

Foi um dia estressante no escritório! A Ceni, minha companheira de trabalho, vai entrar de férias e adiantou o máximo de trabalho que pôde, mas encheu minha mesa de papel, minha cabeça de informações e meu próximo mês de obrigações. A cachola ficou até doendo.

O café da manhã foi aquele mesmo de sempre, mas no almoço veio uma surpresa. Aquela coisa pouca de arroz e feijão, acompanhado porém de um salmão grelhado delicioso e salada. O peixe estava ótimo! A sobremesa foi melão. À tarde, minhas outras frutas.

Para não perder o costume, outro aniversário! Só que desta vez não foi no escritório. Minha querida amiga, minha maninha Rebeca, estava comemorando em sua casa com alguns amigos. A mãe dela fez aquele tradicional cachorro-quente com delicioso molho, muitos docinhos e um bolo que de olhar enche a boca d'água. Cantamos o parabéns e eu saí logo, pois estava ficando com fome e o bolo de chocolate estava olhando para mim com cara de pidão. Parabéns mais uma vez, Beca!

Quando cheguei à Ilha, lembrei de uma taberna perto da minha casa que serve caldos. Nunca havia ido, mas parei por lá e pedi um caldinho de feijão. Deu para enganar o estômago, embora fosse um caldo bem ralinho. Não recomendo. Fui para casa, parei para escrever este textículo, vou tomar um banho, pegar um iogurte e encerrar o dia.

Vamos que vamos!

Dia 12!

Cheguei tarde a casa e não pude postar ontem. Quanto ao regime, o dia foi igual aos outros. Cereal com leite desnatado pela manhã, fruta antes do almoço, merreca de arroz, feijão e carne no almoço e frutas à tarde. À noite, encontrei um pessoal num barzinho para discutir assuntos de interessante comum e pensar um pouco o futuro. Enquanto bebiam uma original bem gelada, fiquei no H2OH. Meu jantar foi um caldinho de feijão, com salsa e azeite, sem direito ao torresminho. Uma noite proveitosa, apesar do barulho à nossa volta e da chuva que caía torrencialmente.

Uma grande notícia do dia foi que o Marcelo, meu amigo que teve que ser operado às pressas, já saiu do CTI e foi para a enfermaria. Ele ligou para a Ana, de um celular emprestado (!), e disse que está sentindo falta deste nosso hospício aqui. Ah, maluco! O hospício é que sente uma falta danada das suas brincadeiras e gargalhadas. Vê se melhora logo!

Mais tarde posto sobre o dia de hoje. Vamos que vamos!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia 11!

"Sabe esses dias em que horas dizem nada e você nem troca o pijama, preferia estar na cama". Lembram desta música do Biquini Cavadão? Pois é, resume bem o dia de hoje para mim. Dormi muito mal e passei o dia com sono e contando as horas para ir embora do trabalho, chegar a casa e tentar dormir um pouco. Foi flórida! Parece que o dia ficou mais comprido.

Em matéria de dieta, nenhuma novidade. A alimentação costumeira destes dias. Uma fomezinha atacou agora à noite, mas nada complicado.

Tomara que amanhã seja melhor e que haja novidades interessantes porque hoje "a monotonia tomou conta de mim".

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dia 10!

Meu amigo e sócio Ronaldo apareceu hoje lá no escritório para levar um material para eu estudar e desenvolver um roteiro para um longa. Saímos para almoçar e fomos a um restaurante na Visconde de Inhaúma. O buffet é enorme, com inúmeras opções, cada uma mais apetitosa que a outra. Fora isso, há ainda churrasco. Sabem o que comi? Alface, tomate, palmito, uma posta de dourado e peguei meia dúzia de corações na churasqueira. Só isso!

Já estou começando a sentir saudade de algumas coisas, como pizza, estrogonofe, feijoada e chocolate. Estava tão acostumado a comer sempre, que começam a fazer falta. Pizza então é aquela história, muito fácil: "vamos comer o que hoje?" "Ah! Pede uma pizza!". Aí, eu comia meia pizza e bebia um litro de coca-cola zero. Coisa pouca, né? Fora os rodízios de pizza na hora do almoço no Centro da Cidade. E a feijoada que volta e meia eu batia? Coisa de louco!

Reside aí a dificuldade do regime para mim. Eu adoro comer. Geralmente, quando fazemos regime, os médicos preocupam-se em moderar o apetite, preocupam-se com a fome. Mas o meu problema não é fome, é vontade. Esta vontade compulsiva de comer e de sentir prazer com a comida. Certa vez, um médico receitou-me sibutramina, um remédio que dava a sensação de saciedade mesmo comendo pouco. Não adiantou nada. Um cara como eu não come para ficar saciado ou para matar a fome, mas pelo prazer de comer. Por isso é tão difícil para mim fazer uma dieta prolongada.

Sabem como gordo comemora perda de peso? Indo ao rodízio de carnes! Perde um quilo, comemora e ganha três! Não é fantástico?

Faltam 355!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia 9!

Parece brincaderia com o gordo! Faz nove dias que comecei o regime e quantos aniversários já houve no escritório? Pois é! Hoje foram mais dois. O da Viviane, titular do nosso escritório, e o da Cida, uma das duas secretárias da minha mãe. Muito bolo e, no caso da Vivi, um monte de outras guloseimas e até um sanduíche a metro. Fugi de tudo e de todos e fiquei escondido na minha sala. Sai para lá, tentação!

O dia foi tranquilo em relação ao regime. A dieta de sempre. O único porém é o sono que às vezes ataca. Bom, também posso falar da constante vontade de ir ao banheiro. Parece que é de instante em instante. No mais, tudo na mesma. Foi ótimo zoar os botafoguenses chorões mais uma vez. A cachorrada não late, chora!

Vamos que vamos!

domingo, 25 de outubro de 2009

Dia 8!

Acordei, escovei os dentes, lavei o rosto e fui atrás da balança para a primeira pesagem depois do regime começado. Após uma semana, subi no aparelho e vi a seguinte medição: 150,85 Kg. Perda de 4,55 Kg. Fiquei radiante! Creio que foi uma boa vitória, considerando o período e o resultado. Não acham?

Depois disso, fomos à feira comprar os mantimentos para a semana. Comprei pêras, uvas, maçãs, melão, alface, rúcula, batatas e mais alguns legumes. Comprei um litro de água de coco para beber assistindo ao jogo do Mengão contra o Botafogo. Comprei também mais filé de dourado para saborear nos jantares da semana.

Hoje foi aniversário do Luan, enteado do meu cunhado Robson Luiz, irmão da minha mulher, e eles resolveram fazer um churrasco. Como sabem que estou de dieta, compraram coisinhas especiais como linguiça de frango, asas de frango e duas garrafas de H2OH! Eu acho que comi bastante, embora tenha ficado só na proteína, pois só comi carne. Mas o pessoal disse que comi pouco. Respondi que comi para ficar satisfeito e não como sempre costumo.

Saí de lá antes de acabar. Minha mulher e meus filhos ficaram. Fui embora para casa para poder assistir ao jogo. Fiz isso com a garrafa de água de coco na mão e não comi mais nada. Não deu vontade. Por incrível que pareça. Daqui a pouco vou beber um iogurte e encerrar o expediente.

Foi um ótimo dia, ainda mais com a vitória do Mengão com o golaço do Adriano. Só fiquei triste pelo Pet ter saído machucado e por estar suspenso para o próximo jogo por causa do terceiro amarelo. O Flamengo ganhou mais três pontos e eu perdi meus primeiros 4,55 Kg. Na verdade, foi um ótimo dia!

Vamos que vamos!