Este blog foi inspirado pelo filme Julie & Julia, que conta a história destas duas mulheres que desejaram se reinventar e encontraram na culinária o caminho para novas descobertas. Julia Child lança, nos anos 50, um livro de culinária francesa para americanas que se tornou muito popular. Julie Powell, nos dias atuais, está chegando aos 30 anos e se sente nem um pouco realizada. Em uma conversa com o marido, decide testar todas as receitas do livro de Child e publicar os resultados em um blog criado especificamente para este fim. Todas as receitas em 365 dias. Minha ideia foi criar este blog e, também em 365 dias, perder pelo menos 55 quilos e 800 gramas. Quero fazer um diário deste regime para servir de incentivo para o mesmo. Por que fazer o regime? Bom, tenho 37 anos, 1,83m de altura e 155,8 quilos. Estou enorme! Hipertenso, com colesterol, triglicerídios e glicose acima dos limites, com dores pelo corpo todo, em especial no joelho esquerdo. Além disso, estou com aversão a ser filmado ou fotografado. Nunca fui vaidoso e sempre fui gordinho, mas, de uns dois anos para cá, tenho uma compulsão enorme por comida e engordei uns 40 quilos. Assim, antes que eu tenha qualquer problema mais sério, como um piripaque qualquer, resolvi tentar este caminho. Só espero que os 365 dias sejam suficientes!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dia 10!

Meu amigo e sócio Ronaldo apareceu hoje lá no escritório para levar um material para eu estudar e desenvolver um roteiro para um longa. Saímos para almoçar e fomos a um restaurante na Visconde de Inhaúma. O buffet é enorme, com inúmeras opções, cada uma mais apetitosa que a outra. Fora isso, há ainda churrasco. Sabem o que comi? Alface, tomate, palmito, uma posta de dourado e peguei meia dúzia de corações na churasqueira. Só isso!

Já estou começando a sentir saudade de algumas coisas, como pizza, estrogonofe, feijoada e chocolate. Estava tão acostumado a comer sempre, que começam a fazer falta. Pizza então é aquela história, muito fácil: "vamos comer o que hoje?" "Ah! Pede uma pizza!". Aí, eu comia meia pizza e bebia um litro de coca-cola zero. Coisa pouca, né? Fora os rodízios de pizza na hora do almoço no Centro da Cidade. E a feijoada que volta e meia eu batia? Coisa de louco!

Reside aí a dificuldade do regime para mim. Eu adoro comer. Geralmente, quando fazemos regime, os médicos preocupam-se em moderar o apetite, preocupam-se com a fome. Mas o meu problema não é fome, é vontade. Esta vontade compulsiva de comer e de sentir prazer com a comida. Certa vez, um médico receitou-me sibutramina, um remédio que dava a sensação de saciedade mesmo comendo pouco. Não adiantou nada. Um cara como eu não come para ficar saciado ou para matar a fome, mas pelo prazer de comer. Por isso é tão difícil para mim fazer uma dieta prolongada.

Sabem como gordo comemora perda de peso? Indo ao rodízio de carnes! Perde um quilo, comemora e ganha três! Não é fantástico?

Faltam 355!

4 comentários:

  1. estás na fase mais crítica.
    Todo o cuidado é pouco. A guerra, amigo, é constante e árdua. A falta de um monte de coisas, da sensação de prazer que alguns alimentos e temperos dão-te.
    Como superar isso? QUando já se desenvolveu uma disciplina e não estás em casos extremos, podes degustar uma ou outra coisinha, mui pequenita... no mais dos tempos, tens de ficar tal e qual cusco vadio frente a frango de leite...
    Trabalhar o psicológico é fundamental. Comer como substituto por carências, para apaziguar problemas etc. é solução fácil... e tu és ansioso uma barbaridade. Canalize-a a outras coisas. Fácil falar? Eu posso! Falo de cadeira.
    Mas quem disse a ti que é fácil? Se o fosse, não teria graça.
    Ao contrário, nobre e preclaro: é a vitória árdua que é a mais gratificante. E como ganhar? provando que tu estás no comando. Por que deixar a comida ganhar? Ela tem de servir-te. Não a abandone. Faquir vive na índia. Anacoretas não têm futuro... Apenas sejas tu o mestre. O equilíbrio sempre! Renuncie apenas aos excessos.
    Pense no seguinte: se barriga desse respeito, baleia não era arpoada.

    ResponderExcluir
  2. mais uma coisa: o contador à direita da tela tem de ser mudado ou apagado.
    A dieta não terminará em 355 dias. A guerra dura para sempre!
    A tua meta é que tem de ser alcançada em 355 dias.
    Lembre que o condicionamento é dose. Se dizes que terminará a dieta em 355, teu cérebro vai ficar esperando essa data e, ela tendo chegado, a mensagem que passará será: acabou , relaxemos agora... e tudo voltará a ser como dantes no quartel de abrantes... atenção a essas coisas. elas, realmente, fazem diferença.

    ResponderExcluir
  3. Colega, tá errado isso!! Você não pode comer só salada e carne, vai ferrar seu rim, amigo... Da próxima vez, capricha mais na variedade da salada e coloca arroz e feijão no prato, afinal, você precisa de energia... Desse jeito que você está fazendo fica muito mais difícil!!! E pode comer coisas como estrogonofe, pizza, feijoada, chocolate... Não faça dieta, faça reeducação alimentar!!! Já pensou na possibilidade de procurar um nutricionista? Assim ele ou ela te ensina a comer com prazer e moderação ao mesmo tempo, sem te entupir de remédios, como fazem os médicos... (Tá, eu confesso que estou puxando brasa pra minha sardinha, pq sou aspirante a nutricionista... Mas eu tenho um paciente que pesava 140Kg e agora está todo gracinha com 80Kg, sem remédios, sem sacrifícios...) Pense nisto!!! Abraços e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga anônima, eu não como só salada e carne. Fiz isso neste dia apenas. Meu almoço, quase todo dia, é composto de duas colheres de arroz, meia concha de feijão, um pedaço de carne e salada. O médico disse que eu posso comer estas coisas, estrogonofe, pizza, feijoada, chocolate e até mesmo minha cervejinha, desde que com moderação. Eu é que optei por deixar estes prazeres mais para a frente, quando já tiver perdido um certo peso e porque sou compulsivo.
    Tenho feito uma reeducação alimentar. Como de três em três horas, como manda o figurino, sempre alternando entre frutas e iogurte.
    Obrigado pelas suas dicas e, por favor, continue com elas. Até porque o blog tem duração de um ano e até o término deste prazo, muita coisa ainda pode acontecer.

    ResponderExcluir